Conheça 5 técnicas para otimizar o relacionamento com o seu cliente

Toda imobiliária de sucesso sabe o quanto é fundamental cuidar bem de seus consumidores. Também é conhecida a máxima de que um bom relacionamento com o cliente influência nas suas taxas de sucesso. Porém falar, e acreditar nisso é muito mais fácil que fazer acontecer.

Diariamente, como consumidores, esbarramos com diversas desculpas de empresas que negligenciam a estratégia de relacionamento e acabam nos perdendo para outras, mais preocupadas com a nossa satisfação geral.

Separamos aqui 5 técnicas que vão ajudar você no relacionamento com os seus clientes, além de fazer que o trabalho se torne muito mais interessante e eficaz. Vamos lá?

1. Tenha uma equipe que gosta de atender

Seu cliente deseja basicamente três coisas quando se relaciona com você: rapidez, flexibilidade e constância. Para atender a esse cliente a sua equipe precisa ser:

  • Ágil para resolver problemas, responder a solicitações, e entregar o que o cliente necessita;
  • Flexível para atender o cliente da maneira que ele deseja;
  • Constante para fazer com que o cliente tenha — sempre que entrar em contato com a empresa — uma experiência única, independentemente de quem fale com ele.

Existem hoje diversas ferramentas e técnicas que auxiliam nessa empreitada e uma dela com certeza chama-se: Gerenciamento do relacionamento com o cliente, conhecido pela sigla CRM.

Fazer CRM significa cuidar do cliente em cada ponto de contato com a empresa, e as ferramentas de CRM trazem provêm métodos e insights para auxiliar no conhecimento do cliente e no monitoramento do seu relacionamento com ele.

2. Respire o “Relacionamento com o Cliente”

Respirar relacionamento com o cliente significa estar pronto para atender seu cliente da maneira que ELE gostaria de ser atendido; e isso só se consegue aprendendo com ele.

Ouça seu cliente e registre o que ele diz. Não conte somente com a sua memória: Utilize ferramentas próprias e abuse da organização e agilidade que elas podem lhe oferecer.

Não se prenda somente aos dados cadastrais, vá além! Procure saber:

  • Quais redes sociais ele utiliza;
  • Quais conteúdos ele acha interessante;
  • O que ele valoriza nas suas transações comerciais.

Então, devolva estas informações para o seu time de marketing. Eles saberão exatamente o que fazer com elas!

3. Aja, valide, melhore

Trabalhar para melhorar o relacionamento com seus clientes deve ser encarado com uma grande operação, que exige planos de ação, métricas, e que tem objetivos claros.

Crie esses planos; desenhe-os, estabeleça metas que sejam claras e passíveis de verificação e, no final, entenda por que conseguiu ou não cumpri-los.

Aposte na evolução e no aperfeiçoamento das suas técnicas: Seu cliente vai perceber sua melhoria a cada novo negócio.

4. Esteja aberto a críticas

O cliente que exige mais cuidado é aquele que deixa você e não avisa nem diz o porquê.

Um profissional atento dá aos seus clientes chances de se manifestar durante todo o processo de venda e também do pós venda. Ele também monitora a satisfação e trata as insatisfações sempre com foco na melhoria da experiência do cliente.

Aproveite as críticas, haja com empatia e valorize a confiança e o tempo dos seus clientes.

5. Abrace de vez o mundo digital

A “nova era digital” já chegou, e quem não acompanhou já está ficando para trás. Se antes só se falava em sistemas e programas de computador para gerar eficiência, hoje muito se fala em experiência do cliente, relacionamento, engajamento.

Os softwares de hoje, sejam eles referentes à gestão, modelagem de processos empresariais, automação, ou mesmo softwares de relacionamento com o cliente, já estão, aos poucos, se adequando a esse novo estilo: Com foco no cliente e na sua experiência com a empresa.

Então, por que não utilizar esses “facilitadores do dia a dia“? Pesquise, encontre as plataformas mais adequadas para o seu negócio e aposte nas soluções de especialistas, que entendem o que você faz e conseguem traduzir seu cotidiano em funcionalidades ricas e práticas.

Otimizar o seu relacionamento com o cliente é muito mais que dar respostas quando ele pergunta. É ser proativo na apresentação das soluções. Assine a nossa newsletter e receba sempre um novo conteúdo para melhorar suas técnicas e habilidades na gestão dos seus clientes!

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