Conheça 7 dicas sobre como avaliar um imóvel

O setor imobiliário passou por muitas mudanças nos últimos anos, e isso tornou o trabalho dos corretores ainda mais importante e detalhado — especialmente nas grandes cidades, houve uma tremenda valorização que fez com que muitas pessoas passassem a enxergar um valor irreal em suas propriedades.

O profissional de qualidade, por sua vez, precisa estar atento para que isso não prejudique sua precificação e acabe fazendo com que ele perca boas oportunidades de negócios. Com muita atenção, e observando os itens certos, é possível chegar a um valor justo e positivo para todas as partes da transação.

Quer aprender como fazer isso da melhor maneira? Então continue lendo e conheça essas 7 dicas sobre como avaliar um imóvel!

Observe o acabamento

O acabamento é um dos itens mais valorizados por compradores, especialmente os mais exigentes. Por isso mesmo, ele deve ser muito bem analisado na hora de avaliar um imóvel. O nível de detalhamento e os tipos de materiais utilizados são fundamentais, pois muitas construtoras e até proprietários acabam optando por economizar na finalização e utilizam produtos de procedência duvidosa, minimizando a durabilidade e propiciando o surgimento de defeitos precoces.

Portanto, fique atento para pisos descascando, películas soltando, a presença de falhas elétricas ou vazamentos, a existência de mofo nas paredes ou madeira em estado de conservação ruim. Além disso, revestimentos mal colocados tendem a se soltar com o passar do tempo, e um serviço de segunda linha pode comprometer toda a beleza da unidade.

Considere as áreas de lazer

A preocupação com a qualidade de vida é muito grande nos dias de hoje, e isso faz com que a existência de áreas de lazer seja fundamental na hora de avaliar um imóvel com precisão. Quadras de futebol, tênis ou basquete, academias de ginástica, espaços gourmet, saunas, salões de festas, piscinas, spas e espaços zen são sempre muito positivos e bem-vistos pelos clientes, o que acaba tornando o condomínio e o próprio imóvel muito mais atraentes aos olhos do comprador. Portanto, no momento da precificação, eles precisam ser muito bem observados e considerados para que se chegue a um valor justo.

Estude a planta

Não basta saber a metragem quadrada, pois a forma como a planta foi feita é essencial para avaliar um imóvel. Muitas pessoas compram uma unidade já pensando em fazer mudanças depois, de forma a adaptar a propriedade aos seus gostos e necessidades. Muitas vezes, a possiblidade de ampliação da sala ou a conversão da cozinha para um conceito aberto são altamente desejáveis, e essa possibilidade pode jogar os preços para cima.

Já a existência de muitas partes prioritariamente estruturais, como vigas nas divisórias e itens elétricos em rebaixamentos ou hidráulicos nas paredes pode terminar jogando o preço para baixo, pois acabam “engessando” a unidade, não permitindo mudanças ou ajustes ao gosto do comprador.

Analise as vagas de garagem

Sabemos que os transportes públicos do Brasil são altamente ineficazes, especialmente nas grandes cidades. Por conta disso, a aquisição de automóveis acaba se tornando indispensável, mesmo em famílias pequenas.

Dentro dessa realidade, você deve levar em conta a existência ou não de uma garagem, e também o número de carros que ela comporta. Nas capitais do país isso acaba sendo até uma boa estratégia de marketing, pois o valor de uma vaga pode atingir quantias enormes. Por isso, não dá para deixar esse item de fora na hora de avaliar um imóvel.

Examine a localização

Para muitos profissionais do ramo, a localização é encarada simplesmente como o fator mais importante para avaliar um imóvel — e, certamente, eles não estão errados! Isso faz muito sentido especialmente nos dias de hoje, pois sabemos que as cidades estão cada vez mais congestionadas e o tempo é cada vez mais escasso.

Chegar rapidamente às áreas centrais ou estar próximo de pontos de interesse certamente agrega muito valor a qualquer propriedade. Bairros que outrora foram considerados como subúrbios agora experimentam forte valorização justamente por estarem em posição privilegiada.

O acesso direto a grandes vias de escoamento também é um item fundamental, pois pode economizar horas preciosas do dia dos moradores. Nesse sentido, compare o valor do metro quadrado de outras casas e apartamentos da região, pois isso poderá trazer um parâmetro mais confiável para determinar o valor naquela localidade.

Converse com a vizinhança

Um bom corretor sempre irá conversar com a vizinhança, pois essa é uma atitude inteligente para avaliar um imóvel com mais precisão e maior conhecimento de causa. E isso não se deve apenas ao fato de que ter bons vizinhos valoriza qualquer propriedade, mas sim com a possibilidade de ter informações privilegiadas que você certamente não obteria à distância.

Portanto, procure perguntar bastante e obter o máximo de informações, pois esses dados irão impactar positiva ou negativamente na sua precificação. Indague sobre como a localidade fica à noite, se o policiamento é constante, se existem muitas festas no final de semana, se o bairro fica muito vazio em feriados, se a iluminação pública é eficaz, entre outros pontos.

Pesquise a documentação

A documentação de uma casa ou apartamento é um fator fundamental na hora de avaliar um imóvel, pois, infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de pagar suas contas em dia ou manter suas matrículas atualizadas. Por isso, verificar esse item pode evitar sérias dores de cabeça, pois uma propriedade que está em inventário, ou é oriunda de posse, por exemplo, certamente estará bastante desvalorizada no mercado.

Então, antes de sequer pensar em um valor, solicite a emissão de matrícula atualizada em cartório, consulte a prefeitura quanto ao IPTU e outras taxas e peça uma certidão negativa junto à Receita Federal, ao INSS e à justiça. Se a unidade fizer parte de um condomínio, garanta também que as taxas condominiais estão em dia e que não existem questões trabalhistas pendentes.

Essas são as principais dicas sobre como avaliar um imóvel! Gostou de conhecê-las? Quer receber mais conteúdo como esse em primeira mão? Então assine nossa newsletter e confira outros artigos incríveis sobre o mercado imobiliário!

[mk_image src=”https://www.vistasoft.com.br/wp-content/uploads/2016/02/banner-blog-1.png” el_class=”banner-cta-blog” image_width=”520″ image_height=”115″ crop=”true” lightbox=”false” frame_style=”simple” target=”_blanck” caption_location=”inside-image” align=”center” margin_bottom=”10″ link=”http://conteudo.vistasoft.com.br/formulario-novo-vista-demo-gravada” ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *