Como aplicar os dados do mercado imobiliário em sua estratégia

dados do mercado imobiliario
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Você já parou para pensar como funciona a tarifa dinâmica do aplicativo Uber? A empresa utiliza ferramentas de Big Data e estatística para cruzar e analisar dados em tempo real. Dessa forma, sempre que as solicitações aumentam, seja em um dia chuvoso ou quando ocorrem grandes eventos na cidade, o preço  varia. Assim como ele, outras empresas têm utilizado essa tecnologia  para aumentar seus resultados: Microsoft, Apple e organizações brasileiras como a Abril Mídia. Diante desse contexto, fica muito claro que os dados do mercado imobiliário também podem servir como um catalisador no planejamento estratégico das imobiliárias.

O que é o Big Data?

O termo leva quase que automaticamente para a tradução literal: “Grandes dados”. Mas não se trata  apenas a coleta de um volume imenso de elementos . O  Big Data está relacionado com a coleta de dados, mas isolados eles  não dizem nada. É necessário incluir na equação  a velocidade com que eles são processados e a variedade das informações. Feito isso, é hora de analisá-los e escolher quais são úteis para a empresa. Depois desse estudo, é hora de extrair os insights que podem otimizar os resultados das organizações de diferentes segmentos.

Os dados podem ser registros de busca no Google, curtidas e compartilhamentos no Facebook, visualização de vídeos, entre outros. É importante ressaltar que segundo a Accenture, até 2020 haverá mais de 50 bilhões de objetos conectados. Todos eles desenvolvidos para coletar, analisar e compartilhamento dados. Essas estatísticas comprovam que o Big Data é uma excelente oportunidade de negócio, principalmente pelo fato do estudo ter comprovado que, até o momento, menos de 0,5% das informações disponíveis foram analisadas e utilizadas para fins comerciais.

É claro que a aplicação de técnicas e ferramentas de Big Data são diferentes para cada segmento e maturidade das empresas. Aqui no blog, por exemplo, já publicamos algumas fontes úteis para obter dados do mercado imobiliário. O que é importante é ter em mente que a análise não é algo extremamente complexo, e com planejamento é possível colocá-la em prática em sua empresa .

Além disso, trabalhar com dados do mercado imobiliário em sua estratégia permite fazer prospecção voltada para um perfil de cliente específico, entender o potencial dos imóveis, otimizar tempo e emitir relatórios eficazes para as tomadas de decisão.

3 tecnologias que contribuem para a coleta de dados do mercado imobiliário

Banco de dados gratuitos
Existem alguns bancos de dados do mercado imobiliário gratuitos que são extremamente importantes para precificar os apartamentos, salas e casas do portfólio de acordo com a realidade do mercado. Bons exemplos de empresas que coletam e disponibilizam informações são: Instituto Brasileiro de Economia, dados do mercado imobiliário da Lopes Imobiliária, portal VivaReal e Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Excel e Google Planilhas
Como falamos anteriormente, trabalhar com Big Data não é algo de outro mundo. É possível montar planilhas no Excel para fazer gestão de clientes, inserir informações de preferências dos prospects, filtros, e sempre que entrarem imóveis novos no portfólio, verificar se existe algum consumidor com perfil para ele.

CRM imobiliário
Um CRM imobiliário tem um pouco dos dois itens anteriores: consegue gerar relatórios e otimizar a gestão de clientes. Um software como o Novo Vista, por exemplo, ainda analisa as métricas e os resultados, consegue enviar lembretes, cruzar informações de clientes com as características dos imóveis e antecipar o comportamento do consumidor. O investimento nesse tipo de tecnologia agiliza o atendimento, melhora a gestão do portfólio da imobiliária, permite a avaliação da equipe de corretores e o cálculo do ROI em investimento de mídia.

Agora que você já conhece algumas ferramentas para trabalhar com os dados do mercado imobiliário, clique aqui e baixe nosso e-book gratuito: Tecnologia imobiliária para aumento de vendas.

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar