Saiba agora: quanto ganha um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis, é o profissional responsável por  intermediar transações de compra, locação, venda  e permuta de imóveis comerciais e residenciais nas diversas áreas, sejam elas  urbanas ou rurais. São eles que acompanham seus clientes durante  todo o processo, da primeira visita até a assinatura do contrato.

O corretor pode trabalhar de forma autônoma ou vinculado à uma imobiliária, ele quem vai decidir qual a melhor opção para seu perfil ou que tem maior afinidade. Mas, quanto ganha um corretor de imóveis?

Separamos 4 informações que vão te ajudar a responder essa pergunta, confira!

O salário fixo

É cada vez mais difícil uma imobiliária que pague um salário fixo, mesmo que um salário mínimo, independentemente de seu funcionário vender ou não. Na maioria dos casos, o corretor recebe apenas comissão das vendas realizadas por ele.

Comissões

O que define o salário de um corretor, é sua comissão de vendas. Quanto mais imóveis vender, maior será o salário ao final do mês. O valor pago ao corretor pelo seu serviço, sempre deve obedecer à tabela de remuneração do Conselho Regional (CRECI) onde ele estará vinculado, nunca ultrapassando o limite determinado.

Em São Paulo, por exemplo, a comissão para imóveis urbanos ou industriais pode variar de 6 a 8% sobre a propriedade vendida, em propriedades rurais de 6% a 10%,  empreendimentos imobiliários de 4% a 6% e para venda judicial até 5%.

Já para locação, a comissão para aluguéis de imóveis é equivalente ao valor de um aluguel e para aluguéis de temporada, com o prazo de até 90 dias, deve ser 30% sobre o valor recebido.

Se o corretor estiver vinculado à imobiliária, ele não receberá o total da comissão estipulado pela tabela, ela irá variar de acordo com rateio proposto pela empresa , visto que, há outros funcionários  envolvidos, fazendo com o que a comissão por imóvel seja em média de 1% a 2%.

Mas não se preocupe, o fato de a comissão ser menor, não significa que resultará em um salário inferior em relação ao corretor autônomo. Estando vinculado à uma imobiliária, você poderá atender e até vender mais, dependendo do volume de clientes e imóveis disponíveis que chegarão até ela.

Volume de negócios fechados

A remuneração dos corretores varia de acordo com a quantidade de vendas concretizadas ao final de cada mês, o valor dos imóveis e a região onde atua.  Portanto, não perca tempo, quanto maior o volume de negócios fechados, maior a renda ao final do mês.

Média salarial

Durante o ano, a renda do corretor imobiliário pode ser muito variável e bem improvável de ser regular, principalmente para quem está começando. De acordo com a Catho, a média salarial de um corretor imobiliário é de R$ 3.076.

Agora que você já sabe quanto ganha um corretor de imóveis, não se esqueça de fazer uma consulta ao CRECI  da sua região  para se informar sobre os percentuais de comissão, e assim, poder escolher qual a melhor forma de trabalhar, onde se tem maior afinidade,  gerando um resultado positivo ao final do mês.

Aproveite também e confira nossas 8 técnicas de vendas para corretor de imóveis de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *