O que é um sistema CRM e como ele funciona?

app vista
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

CRM (Customer Relationship Management) significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. Toda empresa que reconhece que o seu bem mais valioso é o cliente deveria utilizar algum sistema de gestão de relacionamento. Em sua essência, CRM é mais do que tecnologia, é uma cultura voltada para a entrega de uma experiência única e memorável aos consumidores.

Neste artigo, entenderemos o que é um sistema CRM, seu funcionamento e os benefícios para sua imobiliária. Acompanhe:

O que é um sistema CRM?

É um software responsável por gerenciar a base de dados com foco no cliente. Esse mecanismo automatiza o processamento e armazenamento de todas as informações originadas nos cadastros, interações e transações entre consumidor e empresa. Pode ser considerada uma ferramenta de inteligência de negócios, pois costuma ser usado para dar mais embasamento à tomada de decisões mais estratégicas.

O objetivo de um sistema CRM é garantir eficiência à gestão dos clientes. Ele busca se antecipar às suas necessidades e, assim, agregar mais valor às experiências de atendimento e consumo do cliente com a empresa.

Como funciona?

A seguir, mostraremos na prática um simples exemplo de quando e como é exigido um sistema CRM:

Imaginemos um visitante que acessa o site da sua imobiliária, se interessa pelos imóveis e resolve se cadastrar na sua lista para receber novidades sobre sua região de interesse. A partir desse ponto, o sistema CRM entra em ação para gravar os dados preenchidos na landing page, como nome, e-mail e localização. Além disso, o software monitorará as futuras ações daquele novo lead com a sua empresa, como a quantidade de e-mails clicados e as aberturas de chamados no atendimento.

Vale destacar mais uma funcionalidade do software CRM: apontar a hora certa para fazer uma abordagem de venda. Isso acontece quando no planejamento e na configuração do sistema se define os parâmetros necessários para que um lead avance durante o funil de vendas. Geralmente, o sistema exibe a tendência de preço do metro quadrado da região almejada por cada lead e registra a entrada de um novo imóvel disponível naquela área. São recursos que auxiliam o corretor a identificar melhores oportunidades de negócio.

Quando imóvel e valores são compatíveis aos interesses de um lead, o corretor recebe lembretes indicando a possibilidade de iniciar um contato de venda e, se possível, agendar uma visita à locação.

Quais são os seus benefícios?

Reduz o trabalho manual

A automatização de processos minimiza as chances de erros manuais. Todo trabalho de montar extensas planilhas também se torna desnecessário. A ideia é que com um sistema CRM os funcionários possam ser mais produtivos, focados no planejamento e na construção de estratégias de venda e atendimento ao cliente.

Ajuda na segmentação de estratégias

Como as informações dos leads e clientes ficam armazenadas na plataforma, é possível personalizar ações de marketing de acordo com o perfil e interesses dos cadastrados. Por exemplo, você pode criar uma campanha de e-mail marketing voltada apenas para as mulheres da lista, para as pessoas que baixaram um determinado conteúdo, etc.

Centraliza o atendimento

Um dos aspectos relevantes de um software CRM é a organização das informações importantes sobre o relacionamento com os clientes em um único lugar. O ambiente deve ser acessível a todos os corretores ou profissionais de marketing e vendas. Um painel de fácil leitura e dispondo as principais informações dos contatos também é fundamental para uma gestão mais simplificada.

Aumenta as vendas

Um software CRM facilita tanto o trabalho de gestão de clientes que a consequência natural é um crescimento nas taxas de conversão. Isso pode ser traduzido em uma negociação entre corretor e lead, em que o profissional da sua imobiliária, amparado pelo sistema, tem à disposição informações mais completas tanto sobre o imóvel como, principalmente, do potencial cliente (interações, interesses, dados pessoais, etc.).

Em suma, o sistema CRM coloca seu cliente no centro das atenções e oferece à sua empresa todos os recursos necessários para superar a expectativa do público. Você terá mais condição para criar estratégias assertivas de relacionamento, atendimento e vendas.

Entendeu o que é um sistema CRM e o que ele pode fazer pelo seu negócio? Então, participe nos comentários e compartilhe sua opinião conosco!

[mk_image src=”https://www.vistasoft.com.br/wp-content/uploads/2016/02/banner-blog-1.png” el_class=”banner-cta-blog” image_width=”520″ image_height=”115″ crop=”true” lightbox=”false” frame_style=”simple” target=”_blanck” caption_location=”inside-image” align=”center” margin_bottom=”10″ link=”https://conteudo.vistasoft.com.br/formulario-novo-vista-demo-gravada” ]

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar

Vista é Loft

Em breve, nossos produtos usarão a marca Loft.