Quer reduzir o ciclo de vendas imobiliária? Invista no sucesso do cliente

ciclo de vendas
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Há uma dúvida comum entre a maioria das empresas de diferentes segmentos: o que posso fazer para reduzir meu ciclo de vendas? A preocupação é tanta que existem inúmeras obras sobre o tema, como “Receita Previsível”, “Reinventando a Gestão de Vendas” e “Saber vender é da natureza humana: surpreenda-se com o seu poder de convencer os outros”. Nós mesmos já publicamos vários artigos com dicas para otimizar o trabalho do seu time de corretores, entre eles os conteúdos educativos e gratuitos Guia de SPIN selling para imobiliárias e Roteiro de vendas para imobiliárias. No post de hoje, vamos mostrar algumas boas práticas para encurtar o ciclo de venda da sua imobiliária e fazer com que sua equipe bata a meta no final do mês.

Ciclo de vendas e o modelo tradicional

Todo mundo tem a história de um vendedor chato para contar, até mesmo você que tem experiência em fechar vendas complexas já se incomodou com a ansiedade e insistência de algum profissional do ramo comercial, não é mesmo? Esse é o grande problema da velha escola. Além de insistir na prospecção de clientes sem o perfil da empresa, querem vender a todos e cometem dois erros básicos: esquecem de criar um plano de sucesso para o cliente antes de fechar contrato e não focam no sucesso do cliente após o fechamento do negócio. E isso nem somos nós, do Novo Vista, que estamos dizendo, mas Aaron Ross e Marylon Tyler, no capítulo Melhores práticas de vendas do livro Receita Previsível.

Na obra, o autor lembra que um dos motivos para o fechamento de vendas tradicionais ser tão artificial é que, na maioria das vezes, existe um gestor pressionando o time por resultado. Quando a equipe de vendas é gerenciada pelo medo, a empatia entre o corretor e o prospect acaba se perdendo e o imóvel é praticamente empurrado para o cliente.

Além disso, existe outro ponto a ser destacado: o cliente não está envolvido com as metas e indicadores da sua imobiliária. Tudo o que ele precisa é de um imóvel confortável para morar ou abrir a sua empresa. Quando esse propósito se perde, o que você acha que acontece com o seu ciclo de vendas? Isso mesmo, ele acaba se tornando muito moroso.

Portanto, a boa prática é não fazer a oferta enquanto um plano de sucesso não for elaborado para o cliente. É comum que o consumidor saiba exatamente o tipo de imóvel que ele precisa, mas, caso o seu prospect ainda tenha dúvida se é melhor alugar uma cobertura ou um duplex, ajude-o na missão de descobrir quais são as suas reais necessidades. E qual o benefício de trabalhar com o foco do cliente? Há uma inversão no ciclo de vendas e, em vez do vendedor ter que empurrar o cliente para o fechamento do negócio, é o próprio cliente quem puxa o vendedor. Parece uma boa, não é mesmo?

Como definir o plano de sucesso do cliente

O primeiro passo é determinar o que é sucesso do cliente. Em resumo, podemos definir essa etapa como a forma que seu cliente utilizará o produto ou serviço oferecido para alcançar os objetivos dele. Ao fazer com que o cliente resolva algum problema que venha enfrentando, a probabilidade é que ele continue fechando negócios com a sua imobiliária.

Uma boa prática para implementar esse fluxo de trabalho é inserir o plano de sucesso do cliente antes da etapa de fechamento. E nem precisa ser algo muito complexo (aliás, tome o cuidado para não criar planos muito complexos). Um e-mail com metas e responsabilidades, tanto para o corretor quanto para o cliente, já funciona como um plano de sucesso. Outra dica é utilizar o ciclo de perguntas SPIN para ajudar a descobrir o que é o sucesso para o cliente. Lembre-se que, quanto mais rápido o cliente conseguir visualizar o sucesso, menor será o ciclo de vendas.

Esteja disponível também no pós-venda. Um cliente que se sente especial após o fechamento de um negócio tem grandes chances de continuar procurando os seus serviços e ainda atuar como promotores da imobiliária, indicando o trabalho de toda equipe para amigos e familiares.

Agora que você já conhece nossas dicas para reduzir o ciclo de vendas imobiliária, acesso nosso ebook gratuito: Tecnologia imobiliária para aumento de vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Falar com Especialista

Buscar