Como calcular aluguel: aprenda a definir o valor correto para locação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

Alugar um imóvel é uma decisão importante, tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Por isso, as imobiliárias podem assumir um papel estratégico na ajuda com a precificação.  

Para o proprietário, é importante definir um valor de aluguel que seja justo e que permita recuperar o investimento realizado no imóvel, além de gerar renda. Já para o inquilino, é importante encontrar um imóvel que atenda às necessidades e ofereça um valor de aluguel acessível.

Mas como calcular o valor de aluguel de um imóvel de forma correta? Neste artigo explicamos como sua imobiliária pode ajudar o cliente a definir o valor correto para locação e como gerir a carteira de forma mais eficiente. Confira!

Por que é importante calcular o valor do aluguel corretamente?

O cálculo correto do valor do aluguel é importante para todas as partes envolvidas na locação: o proprietário, o inquilino e a imobiliária.

A seguir, estão alguns dos motivos pelos quais é importante saber como calcular o valor do aluguel corretamente:

  • retorno justo para o proprietário;
  • reduzir custos para o proprietário, como o pagamento de impostos e taxas;
  • evita que o imóvel fique vago por muito tempo;
  • ajuda o inquilino a pagar um valor justo pela moradia;
  • promove uma boa relação com o cliente da imobiliária;
  • oferece lucros e movimenta a carteira de locação.

Fatores que influenciam no valor do aluguel

Para saber como calcular aluguel, é fundamental levar alguns fatores em consideração. Os principais deles são localização, metragem, conforto e condições de conservação.

Entenda, a seguir, sobre estes e outros pontos.

Localização

Em geral, esse é o primeiro fator de interesse ao buscar um imóvel para morar, tanto na compra como na locação. Por isso, deve ser um dos pontos que interferem em como calcular o aluguel.

Considere a qualidade do transporte, água, serviço de luz, saneamento, internet, bem como serviços oferecidos e pontos de interesse na região.

Além disso, a segurança também interfere no valor de mercado.

Metragem

Outro ponto relevante em como calcular o aluguel é o tamanho do imóvel. Espaços maiores são mais bem valorizados, contudo não é o único fator. 

O aproveitamento do espaço interno também é um fator relevante, especialmente para casas e apartamentos pequenos. Um imóvel bem construído e organizado pode ter mais valor que uma similar com decisões ruins de design.

Conforto

Facilidades e itens que trazem mais comodidade costumam ser objeto de desejo e afetam o valor do aluguel do imóvel. Alguns exemplos são:

  • iluminação natural;
  • apartamento em andares superiores;
  • vaga de garagem;
  • acabamentos e revestimentos;
  • elevador;
  • serviços no condomínio.

Esses itens costumam ser diferenciais do imóvel. Mesmo casas e apartamentos de tamanho similares podem ter diferenças de valor conforme os facilitadores existentes.

Mobiliário e opções de lazer

O investimento em móveis planejados também pode ser interessante para locadores e locatários. A facilidade ajuda a otimizar espaços e permite a valorização do imóvel, especialmente quando falamos em locação.

Além disso, imóveis em condomínios que oferecem opções de lazer como piscinas, saunas e espaços para festas podem elevar o valor da cobrança do aluguel

Conservação

Os imóveis novos e bem-preservados terão mais valor do que aqueles que demandam reformas. Inclusive, esse estado de conservação afeta bastante o valor do aluguel do imóvel.

Há casos em que é possível realizar a reforma e valorizar a propriedade. No entanto, é preciso avaliar bem quais são os custos e o potencial da propriedade pós-reforma para entender como calcular o aluguel.

Como o locador pode cobrar o aluguel?

Caso não saiba como precificar, a imobiliária assume um papel estratégico, oferecendo métodos diferenciados tanto sobre como calcular o aluguel quanto os métodos de cobrança. 

A seguir, conheça os principais e mais usados.

Método comparativo

O método mais comum e que envolve a pesquisa de ofertas de mercado e a comparação destas com o imóvel em questão. Essa abordagem requer uma pesquisa consistente, levando em consideração variáveis semelhantes, que são tratadas como fatores ou por meio de inferência estatística. 

As variáveis utilizadas incluem metragem construída de área útil, número de vagas de garagem, padrão de acabamento, localização e estado de conservação, entre outras consideradas relevantes.

Método da renda

O método de avaliação baseado na renda, embora pouco praticado, é comum no mercado imobiliário. Ele envolve a avaliação do valor de um imóvel considerando a renda que pode ser gerada por meio do aluguel. 

Esse método é menos utilizado para propriedades residenciais, mas é popular para avaliar hospitais, universidades, escolas e outros empreendimentos.

IGP-M e a influência em como calcular o aluguel

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) exerce influência no cálculo do aluguel, sendo frequentemente utilizado para reajustes anuais. Ele é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e reflete as variações nos preços de uma cesta diversificada de produtos e serviços. 

Esse método busca proteger o locador da desvalorização da moeda e das mudanças nos preços, mas pode gerar discussões entre as partes, levando a alternativas como o uso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em alguns casos. 

Apesar de desempenhar um papel crucial na atualização monetária dos valores de aluguel, as cláusulas contratuais podem permitir flexibilidade na escolha do índice de reajuste.

Custos que devem ser considerados para locação

Calculado de preços Loft: saiba como calcular aluguel com base em dados de mercado 

Em dúvida sobre como calcular aluguel? O Grupo Loft oferece uma solução que alinha tecnologia e estudo de mercado. 

Com a Calculadora de Preços Loft sua imobiliária tem suporte significativo na precificação de imóveis. Com base em dados reais do mercado imobiliário, ela utiliza algoritmos avançados para fornecer estimativas precisas e atualizadas sobre o valor de uma propriedade específica.

Ao utilizar essa tecnologia, os corretores podem tomar decisões embasadas, oferecer preços competitivos e alinhados com a realidade do mercado e conquistar a confiança de seus clientes.

Apesar de não ser um aplicativo para calcular o aluguel, ela oferece o valor real de mercado do imóvel, dando parâmetros importantes para a conta do preço da locação.

Sendo assim, a ferramenta pode ser usada como solução eficiente que agiliza o processo de avaliação, permitindo que os corretores otimizem seu tempo e recursos, resultando em negociações bem-sucedidas e satisfação, tanto para compradores quanto para vendedores.

Benefícios de usar a ferramenta

  • Análise de dados reais do mercado
  • Comparação de preços de imóveis similares
  • Avaliação rápida e on-line
  • Estimativa completa do imóvel
  • Processo assertivo e sem erros

Estabeleça uma parceria conosco e aproveite tudo o que o Grupo Loft pode oferecer para que você conquiste sucesso na sua gestão de locação. 

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar