Que tal melhorar a gestão da carteira de imóveis da sua imobiliária ou incorporadora, acompanhar o funil de vendas e o desempenho dos seus corretores, bem como ter acesso aos relatórios estratégicos, tudo em um só lugar?
Esse era o desejo da equipe da Abreu Imóveis, uma das principais imobiliárias do Rio Grande do Norte, que apostou no CRM imobiliário da Vista Software para melhorar os resultados do negócio.
Quer conhecer melhor essa história? Então continue a leitura e se inspire com mais esse case de sucesso.
Conheça a Abreu Imóveis
A Abreu Imóveis é a principal empresa de intermediação imobiliária de Natal (RN) e a única do estado a integrar a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI).
Genuinamente potiguar, desde 1973, a empresa atua em todos os segmentos do mercado imobiliário: vendas de imóveis prontos e lançamentos, locação, avaliação imobiliária, administração de imóveis e assessoria condominial.
Por que a Abreu imóveis escolheu o CRM imobiliário da Vista?
A Abreu Imóveis sempre se destacou por ser pioneira nas ações do setor imobiliário. A empresa foi a primeira da região a trabalhar com a locação e administração de condomínio, por exemplo.
Graças a esse espírito de inovação, a imobiliária sempre investiu em tecnologias para melhorar o seu serviço. E foi em uma dessas investidas e posteriores pesquisas no mercado que a empresa conheceu o CRM imobiliário da Vista Software, o Vista CRM.
O programa para imobiliária foi escolhido pela gestão da Abreu Imóveis porque respondia bem às necessidades do negócio.
É comum encontrar sistemas focados em apenas uma das etapas do negócio como, por exemplo, locação, imóveis prontos ou orçamento, mas o Vista CRM, ao contrário do convencional, é um sistema completo e contempla todas estas etapas.
Em entrevista para nossa equipe, Carla Abreu, uma das sócias da empresa, reforçou:
“A gente encontrou no Vista um sistema que conseguiu abranger todas as nossas vertentes de trabalho, isso fez com que conseguíssemos abraçar todo o nosso portfólio. Foi por isso que a gente escolheu o Vista CRM, por entender que seria um sistema mais inclusivo para o nosso serviço”.
Como o Vista CRM afetou os processos da Abreu Imóveis?
Na época da contratação do Vista CRM, a Abreu Imóveis já era uma empresa madura e consciente da importância do CRM para a gestão das rotinas da imobiliária.
“CRM é tudo, é uma espécie de agenda virtual, onde a gente reúne eventos importantes que serão trabalhados com inteligência” – reconheceu Carla Abreu.
Vale lembrar que o CRM imobiliário não é uma ferramenta importante apenas para o time de vendedores de uma imobiliária ou incorporadora, mas serve também aos demais colaboradores e até a corretores autônomos.
Com o Vista CRM, corretores podem acompanhar de maneira integrada e dinâmica sua carteira de oportunidades de venda e clientes, enquanto a gestão imobiliária acompanha as entregas dos corretores e o ritmo das vendas.
Contadores, inclusive, podem utilizar o CRM para o gerenciamento de contratos de locação e venda de imóveis, assim como criar alertas para envio de boletos e renovação de contrato e acompanhar indicadores de desempenho, entre outras atividades.
Quer entender mais a fundo como o software para gestão imobiliária pode facilitar a rotina da contabilidade da sua imobiliária ou incorporadora? Confira no artigo: Como melhorar a gestão contábil do seu negócio com um software para imobiliária?
A Abreu Imóveis aproveitou bem os recurso oferecidos no Vista CRM e melhorou consideravelmente o rendimento da imobiliária. Acompanhe a seguir como foi a experiência da empresa ao explorar algumas das funcionalidades do sistema.
Diagnóstico de desempenho do negócio
Quais os canais que geram mais oportunidades de venda e locação? Os clientes que fecham negócio com a minha imobiliária vêm de quais mídias: chamadas telefônicas, Facebook, portais imobiliários, placas de publicidade, outdoors…?
Quando o registro dessas informações no software imobiliário da Vista passou a fazer parte da rotina da Abreu Imóveis, os relatórios no fim do mês começaram a fornecer dados estratégicos.
Segundo Carla Abreu, no começo foi difícil convencer todos os corretores a alimentar o sistema constantemente, mas vencido esse desafio, os resultados foram recompensadores.
A partir de então, a Abreu Imóveis teve acesso a um gráfico que exibe de qual canal veio o cliente do fechamento. Mas, por que esses dados são tão importantes?
Conhecer as mídias que geram maior fechamento de vendas ajudou a Abreu a desenhar melhor a estratégia de divulgação dos imóveis e investir nos canais certos.
Por exemplo: se o Facebook gera 100 leads, mas desses apenas 2 convertem venda, enquanto placa de publicidade gera 30 e converte 5 vendas, em qual das duas mídias vale a pena investir mais recursos?
Relatório de uso do CRM pelos corretores
A empresária considera que o sistema, tomado em uma visão micro, funciona como uma espécie de agenda diária para o corretor e para a imobiliária. Por isso é tão importante utilizá-lo no dia a dia.
Antes do Vista CRM, a gestão não conseguia mensurar o uso do sistema pelos corretores e funcionários. Agora, esse acompanhamento é feito através de um ranking dentro do CRM, que pontua os usuários que mais utilizaram o sistema.
Isso permitiu que a gestão da imobiliária conseguisse reconhecer os gaps de cada corretor e relacioná-los aos resultados de vendas.
Mensurar o nível de uso da plataforma permite recompensar os profissionais que estão usando-a e advertir os que não o fazem.
Funil de vendas imobiliário
O software para imobiliária utilizado anteriormente pela Abreu Imóveis não permitia o acompanhamento do funil de vendas da imobiliária.
A gestão da empresa pontuou que isso fazia com que eles não conseguissem mensurar as taxas de conversão, por isso eles não conseguiam descobrir onde estavam os gaps do pipeline.
A imobiliária fazia muita prospecção e, consequentemente, gerava muitos leads. Contudo, a conversão ainda era muito baixa.
Com a ferramenta, a gestão da Abreu Imóveis passou a acompanhar as taxas de conversão em cada etapa de passagem do funil de vendas, além de elaborar um melhor planejamento de vendas dos imóveis.
Integração com Whatsapp
Esta é uma funcionalidade muito utilizada pelos corretores da Abreu Imóveis: o compartilhamento de imóveis por WhatsApp.
Com esse recurso do CRM da Vista, o corretor pode enviar e receber mensagens com muito mais facilidade.
E mais: quando o cliente abre uma mensagem, o corretor recebe uma notificação. Assim, esse profissional sabe quais são os clientes mais interessados e pode investir mais tempo e energia neles.
Controle da carteira de imóveis
Com o Vista CRM, a gestão da Abreu Imóveis então teve condições de saber quantos imóveis estão disponíveis para venda e locação e quantos negócios estão acontecendo.
Desde então, quando o proprietário de um imóvel liga para a imobiliária perguntando a situação dele, a gestão pode verificar no CRM os motivos pelos quais o imóvel não foi vendido, se já houveram visitas, etc.
Ou, também, quando um imóvel está sendo procurado por muitos clientes diferentes, o corretor ou outro funcionário da imobiliária podem acessar o programa e pesquisar outros empreendimentos na região com características similares e, então, negociar com o cliente de maneira estratégica.
A pesquisa de imóveis pode ser feita de acordo com o número de quartos, área em m², localização, faixa de preços ou quaisquer outras informações fornecidas pelo cliente.
A facilidade de acesso aos imóveis e as informações sobre eles, garantiram velocidade nas negociações e, consequentemente, encurtaram o ciclo de vendas da Abreu Imóveis.
Com ciclo de vendas reduzido, sobrou tempo para os corretores investirem em outras oportunidades e fecharem ainda mais negócios.
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Vista Software
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC, que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativo, CRM, sites e integração com portais e ferramentas para imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista Software está presente em mais de 20 estados do Brasil, possui carteira com pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (Argentina e Angola, por exemplo) e conta com cerca de 40.000 usuários ativos mensais.
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