Entender o conceito de consumidor 4.0 é importante para que as imobiliárias consigam se aproximar das necessidades desse público, investindo em estratégias de relacionamento e alcançando melhores resultados de negócios.
Por isso, veja a seguir quais são as características desse tipo de consumidor, quais são as principais iniciativas que a sua empresa pode adotar para abordar esse novo cliente e a importância do consumidor 4.0 no mercado imobiliário.
Boa leitura!
Consumidor 4.0: quem é e como se comunicar?
O consumidor 4.0 é aquele que conta com a tecnologia como aliada para buscar informações e, assim, ter mais ferramentas na decisão de compra. Por isso, o nível de exigência desse cliente em potencial é mais alto.
Sendo assim, as empresas devem promover ações para se adequar às demandas desse tipo de cliente, bem como conhecer as maneiras de se aproximar dessa audiência e oferecer serviços e produtos distintos.
Evolução do consumidor de acordo com os conceitos de marketing
Para você entender como o consumidor chegou a esse patamar, vamos detalhar como foi essa evolução.
Inicialmente, quando as estratégias de marketing começaram a ser usadas, os clientes ainda não tinham entendimento do que era uma marca. Naquele contexto, o que interessava era a solução do produto. Assim, o cliente se concentrava diretamente nas especificações do item e as marcas não precisavam realizar a segmentação do público.
Depois veio o consumidor 2.0, que representou uma fase de elevação na concorrência entre as corporações; com isso, o público começou a ter maior opção de escolha. A exigência começou a crescer e as marcas precisaram mostrar o que apresentavam de diferente no mercado.
Com um perfil mais aproximado ao do cliente atual, o consumidor 3.0 buscou mais personalização. Portanto, as marcas tiveram que mostrar a sensação de pertencimento e trabalhar uma relação mais íntima com o público.
Por fim, o consumidor 4.0 é resultado da transformação digital, que facilitou o acesso à informação. Atualmente, é possível observar o impacto que as redes sociais apresentam na vida das pessoas e, com isso, a influência que esses canais têm nas decisões de consumo.
Principais características do consumidor 4.0
Desse modo, podemos destacar alguns aspectos que caracterizam o perfil do consumidor 4.0:
- Uso da internet no dia a dia
- Realização de feedbacks das marcas
- Alinhamento de valores pessoais com as organizações
- Prioridade ao atendimento humanizado e personalizado
- Contato com as empresas em diversos canais
- Resolução de problemas de forma eficiente
Como podemos definir o consumidor 4.0 no setor imobiliário?
No mercado imobiliário, o consumidor 4.0 tem mais acesso à informação e, com isso, é mais exigente. Além do mais, ele tem à disposição imobiliárias digitais, que facilitam o processo de venda ou locação de imóveis.
Sendo assim, é importante oferecer um serviço personalizado, alinhado às necessidades do cliente. Além do mais, é importante que as imobiliárias usem a tecnologia para facilitar a vida do cliente.
Quer entender melhor como abordar o consumidor 4.0? Veja a seguir:
Estratégias para abordar esse novo cliente
Para uma imobiliária atrair clientes em um setor cada vez mais acirrado, é importante adotar ações voltadas para o consumidor 4.0 que possam ser usadas em todas as fases do marketing imobiliário.
Para isso, uma saída é apostar em estratégias que envolvam marketing de conteúdo, interatividade, presença nos principais canais de comunicação e foco no atendimento ao cliente.
Veja mais detalhes a seguir.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia direcionada para gerar engajamento do público por meio da criação de conteúdo relevante. Para isso, podem ser utilizados formatos, como posts de blogs, newsletters, e-mails marketing e posts em mídias sociais.
Interação com o público
É importante reconhecer que o público almeja mais aproximação com a sua imobiliária. Quanto maior a abertura para a participação e para receber feedbacks, mais a sua marca será lembrada pela qualidade do relacionamento.
Presença nos principais canais de comunicação
É necessário investir nos principais canais de comunicação que o seu público utiliza no dia a dia. De outro modo, isso significa que a sua imobiliária não deve se limitar à criação de uma conta apenas em uma rede social, por exemplo.
Por isso, é fundamental definir um calendário de publicações e estabelecer uma comunicação eficiente por meio desse canal.
Atendimento de qualidade
Devido ao nível de exigência do consumidor 4.0, a sua imobiliária ainda deve oferecer mais qualidade no atendimento. Com esse propósito, é essencial apostar na personalização do serviço, com o uso de ferramentas que possibilitem conhecer as necessidades dos clientes.
Por que o setor imobiliário deve estar atento aos novos modos de consumo?
As imobiliárias que não investem em responder às demandas do consumidor 4.0 correm o risco de não se modernizar e podem perder oportunidades de negócios. Sob outra perspectiva, aquelas que prestam atenção nessa necessidade têm maiores chances de obter a satisfação do cliente.
Além do mais, a adoção dessas estratégias permite que o consumidor seja ouvido e que a sua empresa consiga identificar quais medidas podem ser tomadas para solucionar eventuais falhas. Isso pode aumentar a taxa de conversão, além de contribuir para a fidelização dos clientes.
Quais são as previsões para o mercado no futuro?
Diante da pandemia do coronavírus, o mercado imobiliário precisou se reinventar e, assim como outros setores, recorrer à digitalização e ao uso de tecnologias para se adequar às novas necessidades dos clientes. Dessa maneira, as mudanças aceleraram um processo que já ocorria em ritmo mais lento.
Por outro lado, alguns hábitos, como visitas presenciais aos imóveis, se mostraram importantes mesmo durante a pandemia. Segundo a 4ª rodada da pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro realizada pela DataZAP+, 57% dos entrevistados disseram ter visitado presencialmente um imóvel.
O levantamento evidenciou ainda que a vistoria online e os recursos que mostram o espaço mobiliado podem deixar de ser usados após a pandemia. Porém, as fotos dos imóveis e a ampliação do portfólio digitalizado devem permanecer.
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