Whatsapp Whatsapp

Gestão Contábil Imobiliária: conheça uma solução para otimizar o seu tempo!

A gestão contábil em imobiliárias pode contar com o auxílio de plataformas capazes de dar uma visão mais completa do negócio e otimizar o tempo das atividades. Ainda assim, muita gente insiste em usar planilhas do Excel para gerir a locação e a venda de imóveis.

À medida que uma empresa do segmento imobiliário cresce, são geradas muitas informações e as tarefas ficam, cada vez mais, propensas a erros. Para dar conta de tanto trabalho, é indispensável adotar uma plataforma direcionada para imobiliarias.

Diferentemente do que acontece com as planilhas, devido ao uso da plataforma imobiliária, a sua empresa não fica suscetível à distorção dos resultados em razão de múltiplas versões dos mesmos dados, por exemplo.

Se a gestão contábil da sua organização ainda lida com dificuldades relacionadas à integração dos dados, à automatização dos processos e ao controle de pagamentos, já passou da hora de adotar um ERP ou CRM imobiliário para a gestão do relacionamento com os clientes (internos e externos).

E você, que já faz uso de uma plataforma para imobiliária, sabe como aproveitar ao máximo essa ferramenta para a administração das rotinas contábeis?

Ao longo deste artigo, compartilharemos as principais dicas para fortalecer a contabilidade da sua imobiliária na gestão das informações mais importantes de qualquer negócio!

Interessado? Então fique com a gente e descubra como melhorar a gestão contábil da sua imobiliária!

Desafios de todo contador na gestão contábil financeira de uma imobiliária

O contador, ou qualquer outro profissional que trabalhe com o gerenciamento da contabilidade de uma imobiliária ou incorporadora, enfrenta várias tarefas burocráticas no dia a dia, independentemente do porte da empresa. Essas tarefas estão relacionadas a administração, construção, comercialização e locação de imóveis.

Nessas quatro áreas, surgem demandas como conhecer as despesas de cada imóvel do portfólio, calcular os impostos relacionados ao dinheiro adquirido com as vendas e os aluguéis, além de repassar valores para corretores e clientes.

O cumprimento das obrigações tributárias com o Poder Público também é responsabilidade do setor contábil. Qualquer erro nesse processo, por menor que seja, pode gerar multas e encargos para a empresa.

Agora, responda a si mesmo, com sinceridade: com tanto trabalho em mãos, como esse profissional garantirá precisão na entrega dos resultados? 

Com a plataforma para imobiliária, você gera dados confiáveis e melhora a produtividade das vendas. É possível automatizar diversas etapas do processo e economizar tempo e recursos.

Pronto para descobrir como o CRM imobiliário responde de maneira eficiente aos principais percalços da rotina da sua empresa? Então continue a leitura.

Reprodução: Freepik

Plataforma para gestão contábil: como essa ferramenta pode auxiliar você?

Ter uma plataforma para gestão contábil não tem como benefício apenas a organização de informações. Essa ferramenta pode influenciar até mesmo no fechamento de vendas e na estratégia da empresa.

Afinal, plataformas, em geral, são projetados para fornecer dados valiosos ao negócio, que podem ser utilizados como parâmetros para tomadas de decisão importantes para a empresa.

Confira outros benefícios de uma plataforma de informação contábil para a gestão empresarial!

Gerenciamento de contratos de venda

O alto volume de documentos no seu escritório já lhe fez perder tempo, bem no meio de uma negociação de venda de imóvel, ao tentar encontrar um contrato específico?

A plataforma para gestão contábil protege você desse tipo de situação. Afinal, com ele, os seus documentos ficam organizados em nuvem e a um clique de ser encontrados. 

A consequência você já deve imaginar: garantia de celeridade às rotinas do dia a dia da contabilidade imobiliária e um melhor atendimento aos clientes.

Além da organização, a plataforma para gestão imobiliária repassa as informações de venda de imóveis de maneira automática e parametrizada. A ferramenta ainda promove a acessibilidade, já que contratos e outros documentos podem ser pesquisados em qualquer tempo e lugar. Para isso, basta ter um dispositivo conectado à internet.

Imagine ainda precisar usar planilhas do Excel para realizar as suas atividades? Além de não responder bem aos dispositivos móveis, esse tipo de recurso não gera segurança no controle dos dados, principalmente quando é acessado por mais de um colaborador da equipe.

No fim do mês ou da semana, é provável que os relatórios sejam produzidos com informações desencontradas, e isso gera muita confusão e retrabalho. Com uma plataforma exclusiva para a gestão imobiliária, a contabilidade do seu negócio é poupada disso. As notas e outros documentos fiscais serão acessados apenas por pessoas autorizadas.

Gestão de contratos de locação

Além dos contratos de venda, os contratos de locação também podem ser gerenciados por meio de uma plataforma para imobiliarias. Esse tipo de acordo costuma ter mais detalhes burocráticos sobre a legislação do que aqueles de comercialização de imóveis. 

Por isso, as empresas do setor que contam com processos mais bem definidos e organizados costumam ter os melhores resultados.

A plataforma deverá auxiliar as empresas no estabelecimento de processos e na organização da carteira de clientes. Desse modo, administrar uma grande quantidade de contratos não será tão trabalhoso quando comparado ao procedimento manual, em planilhas complicadas. 

Uma boa gestão, portanto, deve garantir a automatização de tarefas para otimizar o seu tempo e deixar você mais produtivo. As plataformas ajudam a organizar essa modalidade de contrato, que é capaz de gerar receita recorrente e pagar boa parte das despesas das imobiliárias.

Envio de boletos e renovação de contrato

A inadimplência é uma questão comum no mercado de imóveis no Brasil e ameaça muitos negócios. Diante desse cenário, as plataformas para imobiliárias funcionam como apoio para contadores e gestores, porque permitem acesso ao histórico atualizado de cada cliente.

Dessa forma, as abordagens de cobrança podem ser feitas de maneira mais assertiva, uma vez que é possível classificar os inadimplentes como recorrentes, pontuais ou outra classificação personalizada.

E mais: com a ferramenta, você garante que nenhuma atividade importante seja esquecida. É possível configurar o envio automático de boletos ou outros documentos, criar alertas nas datas de renovação de contratos etc.

Outras atividades como repasse dos pagamentos ou inadimplências, transações bancárias e relatórios gerenciais personalizados também podem ser automatizados por meio da plataforma. Ao somar todas essas facilidades, fica mais fácil contornar a inadimplência dentro da sua imobiliária!

Indicadores de desempenho

Provavelmente, melhorar a produtividade não é apenas uma meta da contabilidade, mas de toda a empresa, não é mesmo? 

No entanto, como fazer isso sem um monitoramento frequente das métricas e dos indicadores de desempenho de performance? Gráficos e relatórios são indispensáveis para o acompanhamento de metas, fluxo de caixa, propostas em curso, contratos assinados e tarefas pendentes, entre outras atividades.

Uma plataforma imobiliária completa monitora e entrega todos esses dados de maneira automática aos gestores do negócio. Além disso, é comum encontrar dashboards que reúnem as principais métricas da imobiliária e que podem ser personalizados conforme as necessidades da empresa.

Gestão da documentação dos imóveis

O programa de gerenciamento ainda ajuda a administrar as unidades disponíveis para venda e locação. O recurso oferece diversas funcionalidades, como o detalhamento completo do contrato, além do cadastro do imóvel com imagens e descrições. 

O histórico da condição de cada propriedade apoia as empresas na tomada de decisões. Só assim os gestores terão em mãos informações estratégicas para basear as futuras negociações dos imóveis. 

O que você ainda espera para melhorar sua contabilidade imobiliária?

A Vista, sediada em Florianópolis, é uma empresa de base tecnológica com uma trajetória de cerca de 20 anos. Atua para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas para imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A companhia cresceu devido ao licenciamento de programas para as maiores imobiliárias do país. Por meio da aplicação de tecnologia e inteligência comercial, busca ajudar as empresas a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, reúne em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (Argentina e Angola são exemplos) e conta com cerca de 40.000 usuários ativos mensais.

Pronto para melhorar a gestão contábil do seu negócio com a plataforma imobiliária da Vista? Entre em contato conosco para saber mais!

Quem leu este artigo também leu: 

Ah, e se você quiser ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário e a Vista, participe do nosso canal do Telegram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *