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Home staging: confira como essa técnica aumenta as chances de vendas um imóvel

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Se você está em busca de aquecer as vendas da sua imobiliária, o home staging é uma boa maneira de inovar e atrair a atenção de compradores potenciais.

A prova disso é um estudo publicado pela National Association of Realtors (NAR), que aponta que a aplicação dessa técnica permite que um imóvel seja vendido até 50% mais rápido.

Para você conquistar melhores resultados na apresentação dos imóveis, explicaremos neste artigo o que é o home staging e mostraremos dicas de como colocar essa estratégia em prática.

Além disso, vamos citar exemplos de utilização dessa técnica que vão inspirar você para encantar os seus clientes. Confira!

O que é home staging?

O home staging é uma técnica utilizada para tornar a propriedade mais atraente aos compradores. Os objetivos principais dessa técnica utilizada no marketing imobiliário são vender mais rápido o imóvel e obter um valor maior pela negociação.

Para isso, é feita uma organização com a finalidade de deixar o ambiente apropriado para a venda e atrair a atenção do provável comprador, além de destacar as qualidades do espaço, afinal o cliente pode não se interessar pelo imóvel se o local estiver com uma aparência ruim ou sem graça.

Sendo assim, a tendência de home staging surgiu para atender à exigência de clientes que, além de avaliar os atributos de um imóvel, são cativados pela apresentação do local.

Com os ajustes corretos, o comprador vai se imaginar morando no imóvel, o que aumenta as chances de venda da propriedade.

Para isso, o serviço de home staging é feito geralmente por profissionais especializados no desenvolvimento dessa técnica, e que geralmente são formados nas áreas de arquitetura e design de interiores.

O valor cobrado pelo trabalho desse especialista conhecido como profissional home stager é precificado por metro quadrado.

Como o home staging pode vender mais rápido um imóvel?

Uma das técnicas de home staging envolve uma espécie de despersonalização do imóvel em relação à organização feita pelos antigos proprietários do espaço.

Primeiramente, é necessário conhecer as condições do local e entender de que maneira os objetos pessoais, a pintura e os móveis foram integrados com a arquitetura do imóvel.

A partir disso, é interessante alterar a maneira como o proprietário enxerga o ambiente, para criar uma distância emocional e aproximar o espaço da visão de quem deseja comprá-lo.

Do mesmo modo, a organização do espaço é pensada para cativar um determinado público que pode adquirir o imóvel.

Home staging no Brasil: entenda essa tendência

A prática é muito conhecida nos Estados Unidos. Por lá, a estimativa é que de oito entre cada dez casas à venda adotem a técnica para facilitar a negociação de imóveis.

No Brasil, há o costume de o proprietário oferecer o imóvel vazio. Porém, o serviço de home staging tem ganhado destaque no país nos últimos anos, principalmente entre construtoras, e tem atraído também a atenção de imobiliárias.

Com isso, há grandes chances de crescimento no setor imobiliário, o que torna o nicho um negócio promissor e lucrativo. Além disso, o mercado imobiliário está aquecido no país, uma ótima oportunidade de investir no home staging.

5 dicas de como aplicar o home staging

O home staging começa com o entendimento do perfil do comprador e passa pela avaliação da necessidade de pequenos reparos no imóvel. Mas é importante lembrar que a técnica não realiza reformas, apenas pequenos reparos.

Está com dúvidas sobre como fazer home staging? Veja estas dicas:

  1. Saiba qual é o perfil do comprador

Para começar, é fundamental entender que a propriedade não deve ser alterada para ficar a gosto do dono, mas sim pensada de acordo com o perfil do cliente. Portanto, entenda quais são as necessidades do comprador e o que deve chamar atenção para que o negócio seja fechado.

  1. Faça reparos

Manchas e rachaduras são pontos que podem afastar um interessado em comprar o imóvel. Por isso, é importante avaliar a necessidade de executar uma limpeza e corrigir falhas que estão à vista.

Esses detalhes são deixados de lado pelos proprietários do apartamento, que, por sua vez, podem minimizar a importância dessas alterações. Porém, é sempre bom lembrar que o cliente vai visitar outros imóveis e cada detalhe conta na hora da decisão.

  1. Organize os espaços do ambiente

Espaços mal utilizados podem passar a impressão de que a propriedade não foi bem planejada e que não vão caber todos os imóveis do comprador.

É comum que as pessoas acumulem vários objetos em casa, e isso transmite uma impressão de desorganização. Portanto, o home stager pode orientar o proprietário com essa organização.

  1. Tenha atenção com as tonalidades

O tom usado na pintura das paredes é outro ponto fundamental que será notado pelo comprador. É comum que a escolha de cores mais neutras melhore a percepção de luminosidade e de espaço nos ambientes.

  1. Modernize o espaço

Dar um ar moderno ao local também pode fazer grande diferença na hora de atrair compradores. Por exemplo, um lustre antigo na sala pode transmitir a impressão de que as instalações elétricas também são velhas.

Dessa maneira, pequenas mudanças podem influenciar a percepção que o cliente terá do imóvel durante a visita.

 

Home staging na prática: confira 3 exemplos

Considerando que mais de 81% dos compradores entrevistados em um estudo apontam ser mais fácil visualizar um imóvel quando está encenado, separamos alguns exemplos que podem inspirar você a tornar as propriedades mais atraentes para os clientes.

1. Ambientes internos

Neste exemplo apresentado no blog da Shae, o ambiente interno do imóvel foi repaginado e ganhou uma aparência moderna. Alguns móveis antigos foram trocados ou mudados de lugar. Com isso, o espaço ficou com aspecto aconchegante, organizado e iluminado.

Imagem retirada do Blog  Shae

2. Iluminação certa

Em outro exemplo, publicado no site Viva Decora, a iluminação adequada conseguiu fazer uma mudança significativa no imóvel. Foi usada uma luminária com tons mais quentes, que transmitem a sensação de conforto.

Além disso, parte dos móveis, a roupa de cama e os quadros pendurados na parede do quarto foram alterados, o que ajudou a valorizar o ambiente.

Imagem retirada do site VivaDecora

3. Minimalismo

Em mais um exemplo do Viva Decora, foi alterada a quantidade de objetos e alimentos que ficavam expostos na cozinha do imóvel. Do espaço, também foram retirados alguns equipamentos e enfeites. Com a mudança, o visual ficou mais minimalista e despersonalizado.

Imagem retirada do site VivaDecora

Imagem retirada do site VivaDecora

Conheça a Vista

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.

Se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário e sobre a Vista, participe do nosso canal do Telegram.

Entre em contato com a gente para conhecer a melhor solução para a sua empresa.

Gostou de entender melhor o que é home staging e quais as vantagens dessa técnica? Recomendamos também outros três artigos do nosso blog: 

  • LinkedIn para corretores de imóveis: tudo o que você precisa saber
  • Aprenda a explorar as oportunidades das redes sociais com posts para imobiliária
  • Valorização de imóveis: saiba quais são os principais índices usados no mercado imobiliário
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