Você sabe o que é o VGV? Conhecer os passos para realizar esse cálculo é importante para os profissionais do setor imobiliário. Também é interessante aprender algumas estratégias para aumentar o VGV e fazer a sua empresa vender mais.
Neste artigo, detalhamos o que significa VGV e como chegar a esse cálculo. Ainda citamos algumas ações que são recomendadas para potencializar as vendas e ampliar o VGV. Você também vai conhecer iniciativas capazes de captar mais leads para a sua empresa e aumentar as chances de fechar novos negócios.
Qual é a importância de calcular o VGV e como fazer?
O valor geral das vendas (VGV) corresponde à soma dos preços em potencial de todas as unidades de um empreendimento. Sendo assim, se uma construtora deseja lançar um condomínio com 30 apartamentos de R$ 400 mil, o VGV correspondente seria de R$ 12 milhões.
No entanto, isso não quer dizer que esse será o valor final da receita do empreendimento. Afinal, os ganhos adquiridos pelas imobiliárias podem variar conforme as mudanças no preço do imóvel e a margem de negociação. Só que o VGV serve para identificar a potencialidade do empreendimento e verificar se é viável ou não.
Além do mais, o VGV é importante para que a construtora possa gerenciar o orçamento da obra e considerar todos os imprevistos que podem ocorrer. Bem como o valor geral de vendas pode funcionar como um sinalizador para quem busca adquirir imóveis na planta ou pronto para morar a fim de saber a capacidade de valorização da propriedade.
De outro modo, a partir do VGV, as construtoras conseguem determinar qual percentual desse valor será usado com o marketing, as taxas ou as comissões, por exemplo. Também dá para prever qual parcela do valor geral de vendas corresponderá ao lucro.
Como calcular o VGV?
Como já citamos, o VGV equivale ao número de unidades multiplicado pelo preço de cada uma delas. Porém, se a construtora decidir oferecer descontos aos clientes, essa conta muda. Nesse caso, para chegar ao valor geral de vendas, é preciso diminuir a quantia referente ao desconto oferecido a cada apartamento.
Confira 3 estratégias para captar leads imobiliários e aumentar o VGV
A captação de leads imobiliários é essencial para o processo de vendas. Inicialmente, é preciso entender que a expressão em inglês lead refere-se aos possíveis clientes da sua imobiliária.
São contatos que baixaram um e-book disponível no seu site ou visitaram as redes sociais da sua imobiliária, por exemplo. Assim, os leads são pessoas que demonstraram algum interesse nos seus serviços.
É possível adotar algumas estratégias para a captação de leads, como as ações de marketing digital e de marketing de indicação, além do uso de um CRM Imobiliário. Confira mais detalhes adiante.
Inbound marketing
O inbound marketing engloba um conjunto de estratégias para atrair, converter e encantar os clientes da sua imobiliária. Nesse sentido, a sua empresa precisa gerar conteúdos de valor para conquistar a atenção da sua clientela. Assim, é importante conhecer as suas dores e indicar as melhores soluções.
Por meio da criação de conteúdos segmentados, a sua empresa pode se aproximar do perfil de cliente que deseja alcançar. Desse jeito, é provável que a estratégia reduza o ciclo de vendas e promova mais aproximação com os possíveis compradores.
Marketing de indicação
Já o marketing de indicação aproveita a oportunidade de qualquer pessoa recomendar os serviços da sua imobiliária. Sendo assim, a sua empresa pode fazer contato com o dono do imóvel e, caso ele tenha interesse, a propriedade passa a fazer parte do seu catálogo. Em contrapartida, é possível criar recompensas para a pessoa que realizou a indicação.
CRM imobiliário
O CRM imobiliário é um recurso fundamental para captação de leads, porque é capaz de centralizar as informações sobre os clientes e os imóveis. Por meio dessa tecnologia, a sua empresa consegue personalizar as ofertas que serão enviadas para cada um dos contatos e, assim, aumentar as chances de oferecer o que o cliente está buscando.
Após captar os leads, o que fazer para potencializar as vendas e aumentar o VGV?
Além da captação de leads, algumas estratégias contribuem para aquecer as vendas da sua imobiliária e impulsionar o VGV, como:
- integração entre os setores de marketing e de vendas
- treinamento da sua equipe
- melhoria do atendimento
Conheça mais detalhes sobre essas e outras medidas.
Integre os setores de marketing e vendas
Enquanto o time de marketing tem a missão de criar campanhas para os seus clientes, a equipe de vendas lida diretamente com o processo de venda. Integrar esses dois grupos é importante para qualificar os seus leads de maneira mais eficiente. Assim, ambos os setores podem direcionar estratégias para aumentar a taxa de conversão da imobiliária.
Prepare bem os seus corretores
O treinamento dos seus corretores em relação às melhores técnicas de vendas é mais um ponto indispensável. Assim, a sua imobiliária pode escolher os cursos mais adequados para as necessidades do seu time. É possível apostar em conhecimento sobre as tendências do mercado imobiliário ou como melhorar a comunicação com o cliente, por exemplo.
Faça um atendimento de excelência
Para aprimorar o atendimento na sua imobiliária, você precisa conhecer bem o perfil do cliente, oferecer transparência e cuidar da reputação da sua empresa. Nesse sentido,
é fundamental ter atenção desde o primeiro contato do cliente até o pós-venda.
Também é importante estar disponível para tirar todas dúvidas aos clientes, por meio de canais como o WhatsApp. A rapidez na resposta de uma mensagem pode ser crucial para fechar uma venda.
Utilize a tecnologia a seu favor
Ter um CRM imobiliário contribui para aumentar o VGV porque registra todos os pontos de interação com a clientela. Dessa maneira, a sua empresa evita a ocorrência de eventuais falhas e individualiza o serviço.
Na prática, quando o cliente liga para a imobiliária pela segunda vez para saber mais informações sobre um imóvel, é possível ter acesso aos dados oferecidos no primeiro contato. Assim, a sua empresa ganha tempo e pode acelerar o processo de venda.
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Por meio da ferramenta, é possível ter acesso às etapas do funil de vendas em que todos os seus clientes se encontram a fim de definir as melhores estratégias para fechar negócios.
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