Quem atua no mercado imobiliário precisa se informar sobre diversos processos importantes para a área, a exemplo da chamada avaliação imobiliária. Esse tipo de diagnóstico é necessário em determinadas ocasiões que envolve locação e venda, entre outros.
A seguir, você vai entender o que é a avaliação imobiliária, a importância desse processo e qual é o profissional habilitado para elaborar esse documento. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é a avaliação imobiliária?
No processo de compra e venda de um imóvel, a avaliação imobiliária é um recurso fundamental. Isso porque, por meio dela, é possível saber qual é o valor de mercado de um bem imobiliário.
A avaliação imobiliária é um documento, baseado em critérios técnicos, que traça o diagnóstico apropriado para sustentar o preço de venda da propriedade. Essa avaliação pode ser realizada em qualquer tipo de imóvel, seja ele rural, comercial ou residencial.
Após a avaliação, é gerado um laudo de avaliação imobiliária. O documento deve levar em conta as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para garantir que a negociação seja feita de maneira segura.
Quando avaliar um imóvel?
A avaliação de imóveis é importante para todos os processos de compra e venda, construção e financiamento imobiliário. Do mesmo modo, o recurso é necessário quando há partilha de bens de uma herança.
Para o financiamento, a avaliação é capaz de garantir que o valor do imóvel cubra o investimento caso não seja realizado o pagamento da dívida. O documento também pode ser solicitado em casos de processos judiciais, como em ações relacionadas a valores de aluguel.
Quem realiza a avaliação imobiliária?
O profissional habilitado para fazer a avaliação pode ser um engenheiro, um arquiteto ou ainda um corretor de imóveis com o título de avaliador imobiliário. Para tal, os corretores devem concluir o curso superior em gestão imobiliária ou a especialização em avaliação imobiliária, oferecidos pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
É fundamental que os profissionais se mantenham atualizados sobre a situação do mercado imobiliário a fim de realizar uma avaliação bem elaborada. Além do mais, o avaliador precisa conhecer as condições econômicas que também podem influenciar o preço dos imóveis.
Quais são os métodos de avaliação de imóveis?
Existem alguns métodos que podem basear a avaliação de imóveis. Com isso, o profissional que vai realizar a avaliação pode escolher um deles para estruturar o diagnóstico.
O primeiro é o método evolutivo, indicado para a avaliação de imóveis urbanos. Essa avaliação leva em conta o cálculo do valor do terreno, bem como as benfeitorias.
Depois é possível citar o método involutivo, que, por sua vez, considera o estudo de viabilidade econômica. Para isso, é feita a vistoria do terreno, conforme as características do local e as informações do segmento de mercado. Depois é elaborado um projeto hipotético, que mostra se é possível realizar o aproveitamento eficiente do terreno.
Por fim, também há o método comparativo, em que são verificados dados do mercado. São avaliadas outras propriedades com características próximas à realidade daquele imóvel, a exemplo de número de quartos, mesmo bairro e itens das áreas de lazer.
O método comparativo é o mais usado para a avaliação imobiliária. O avaliador analisa os valores de transações de imóveis para encontrar um valor médio. A base é uma média ponderada para que sejam levadas em conta as diferentes características dos imóveis.
Quais são os principais critérios na hora de realizar a avaliação imobiliária?
Para chegar ao preço dos imóveis, a avaliação deve considerar alguns critérios, a exemplo da localização, do acabamento, da documentação, das estruturas elétrica e hidráulica. Além do mais, devem ser avaliadas outras condições, como a fachada, o revestimento e a pintura dos imóveis.
Entenda, a seguir, quais os principais pontos para avaliar um imóvel.
Localização
Quando se fala em localização, é importante avaliar a cidade, o bairro e a rua em que o imóvel se encontra. Também serão analisados a estrutura da localidade, as condições de iluminação e os serviços de internet.
Depois podem ser avaliados critérios públicos, como o acesso ao transporte e as vias. Esse ainda é o momento de saber se na localidade há mercados, farmácias, hospitais, postos de combustíveis e outros estabelecimentos essenciais.
De outro modo, a localização também pode envolver aspectos, como a segurança, pois os ambientes com altos índices de assaltos podem afastar os possíveis compradores. Assim como a poluição sonora da região pode desvalorizar o imóvel.
Acabamento
Os materiais de acabamento, a exemplo dos revestimentos do piso e da parede, influenciam a valorização de um imóvel. Portanto, é fundamental checar se o revestimento é composto de materiais, como cerâmica, porcelanato, madeira, mármore, piso laminado, monolítico ou vinílico, por exemplo.
Documentos
Os imóveis que contam com todos os documentos regulares também podem apresentar a vantagem de serem mais valorizados na hora da venda. Afinal, com a documentação adiantada, é possível encontrar mais compradores, que podem obter mais confiança no processo de negociação.
Conservação externa
A conservação externa do imóvel é outra condição que influencia o preço de venda. Caso o imóvel esteja localizado em um condomínio com boa aparência da fachada e pintura em dia, é possível que a propriedade seja mais valorizada. A limpeza das áreas em comum também pode ser incluída nessa avaliação.
Área de lazer
Os condomínios que dispõem de uma estrutura de lazer completa, com espaço pet, quadra de esportes, piscina, academia, playground, salão de festas e espaço gourmet também são mais valorizados. O preço do imóvel pode subir se houver ainda brinquedoteca, áreas de jardins e hortas.
Elétrica e hidráulica
As boas condições das instalações elétricas e hidráulicas influenciam a avaliação, pois podem evitar problemas futuros para o comprador. Com isso, o avaliador deve verificar se essas estruturas foram instaladas recentemente e se apresentam um bom funcionamento para que o imóvel passe a valer mais.
Conheça a Vista Software
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 2.000 mil clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com mais de 18.000 usuários ativos mensais.
Sua imobiliária está preparada para modernizar os negócios por meio da tecnologia? Consulte os nossos planos e preços agora mesmo.
Tem alguma dúvida sobre os nossos serviços? Entre em contato com o nosso atendimento clicando aqui.
Faça o teste gratuito do Vista CRM e tenha tudo em uma só plataforma
Conheça as diversas vantagens que só o Vista CRM oferece para a sua gestão imobiliária. Para conferir na prática, basta solicitar o nosso teste gratuito por 7 dias e aproveitar os diferenciais de ter uma gestão automatizada com a Vista!