Ter uma imobiliária ou ter uma imobiliária de sucesso? Com certeza, a resposta da maioria (ou de todos) será a segunda. Todos querem empreender para realizar sonhos pessoais, ter independência financeira e, claro, fazer a diferença no mercado.
Dessa forma, focar no desenvolvimento pessoal e no profissional faz toda a diferença. Ter as habilidades de liderança que o mercado imobiliário precisa é essencial para quem busca ser mais que um chefe, e sim se destacar como líder.
Neste artigo, elencamos quais são os benefícios para a equipe ter um líder com esse perfil. Além disso, destacamos as habilidades de liderança necessárias e como alcançar um papel importante na condução de times. Confira agora!
Habilidades de liderança: quais são os benefícios para o resultado da equipe
Ser um gestor imobiliário exige competências que vão além das hard skills da área, englobando também soft skills essenciais e cuidados ao lidar com pessoas. Isso porque, ao administrar uma equipe sendo um bom líder, todos caminham para um objetivo em comum, o que inspira os corretores a darem o melhor pela empresa.
A confiança transmitida pelo líder na organização muda resultados, porque os colaboradores se sentem valorizados e motivados a dar o máximo de si.
Por isso, sempre vale lembrar que uma boa liderança é aquela que valoriza, capacita e oferece a oportunidade de a equipe se desenvolver. Os resultados vêm em forma de vantagens para a imobiliária: pessoas que entendem melhor do negócio, que têm sede de aprender, que trabalham satisfeitas e com liberdade para contribuir sempre.
Veja a seguir quais são as principais características para uma trajetória de sucesso na gestão imobiliária.
Quais são as principais habilidades de um líder em uma equipe imobiliária?
Para manter seu negócio sempre competitivo, é necessário que a avaliação de desempenho para imobiliárias faça parte da rotina. Analise desempenho, vendas, equipe e processos internos.
Encontrados os problemas, o papel do bom líder é promover a mudança dentro da imobiliária, de modo a inspirar a equipe a segui-lo rumo ao sucesso. Mas, para que essa comunicação seja efetiva, existem hard e soft skills que permitem liderar melhor. Confira a seguir quais são e como desenvolvê-las.
Hard skills nos processos de vendas para imobiliárias
As habilidades de liderança hard skills são as competências técnicas que um gestor precisa ter no mundo imobiliário. Elas são adquiridas por meio de formações e são mais tangíveis, porque representam o conhecimento adquirido em sala de aula.
Quer exemplos? Veja quais são essas habilidades em um líder de uma equipe imobiliária:
Funil de vendas imobiliário
Para potencializar as vendas, é preciso adotar o acompanhamento de um funil imobiliário com a representação clara das etapas do cliente. Isso quer dizer que o gestor precisa ter acesso à jornada de compra por meio do funil de vendas e direcionar a equipe de acordo com as necessidades e os desejos do comprador.
Na hora de fechar negócios, esse ciclo precisa ser respeitado. Quando você apresenta a oferta ideal, é possível cativar até mesmo os clientes mais exigentes por abordá-los na hora certa. Esse é um conhecimento essencial que todo gestor precisa ter e deve repassar a toda a equipe.
Técnicas e gatilhos de vendas
Para vender bem, é fundamental dominar as estratégias do marketing imobiliário. Com copywriting, por exemplo, a imobiliária direciona os textos de venda e levam à tomada de ação e conversão dos leads.
Esse é um conhecimento fundamental de um gestor para tornar os argumentos mais atrativos já nos primeiros contatos com o cliente. Da mesma forma, adotar técnicas de fechamento de vendas para melhorar a performance do time alavanca os resultados da imobiliária.
Taxas de conversão do mercado imobiliário
Estar sempre atento aos indicadores de desempenho para imobiliárias compõem as habilidades de liderança para um gestor.
Mensurar métricas ajuda a aumentar as taxas de conversão imobiliária, e esses resultados são decisivos para direcionar novas ações e atuar de forma efetiva. Por meio deles, é possível alcançar melhores estratégias e focar na liderança que contribui de fato para o desenvolvimento da equipe.
Soft skills nos processos de vendas para imobiliárias
Além de possuir hard skills, as competências comportamentais são essenciais para ter autoridade e, ao mesmo tempo, ajudar sua equipe em prol do crescimento da imobiliária. Essas são as soft skills que também precisam ser trabalhadas pela liderança.
Gerir pessoas é ouvir a todos, dar apoio, ter uma postura de bom líder e saber organizar a sua equipe de corretores da melhor forma. Ao contrário das hard skills, elas são desenvolvidas no dia a dia, no convívio e na prática da empatia. Confira a seguir algumas delas:
Reconheça os talentos da equipe
Um líder atento sabe reconhecer os corretores que se destacam e influenciam positivamente o seu time. Esses talentos precisam não apenas ser estimulados, mas retidos para inspirar outros membros da equipe.
Mostre às pessoas que, como um bom gestor imobiliário, você está ao lado da equipe e reconhece o esforço de cada um. Isso faz com que os colaboradores acreditem que é possível se desenvolver dentro da empresa.
Seja humilde
Todos têm algo a aprender, inclusive gestores. O aprendizado contínuo é um ponto de um bom líder do mercado imobiliário. Por isso, explore novas fontes de conhecimento, como cursos de formação.
Ter uma postura humilde e estar sempre aberto ao aprendizado é essencial para desenvolver um gestor proativo, que sabe liderar e entende que a atualização deve ser feita tanto para si quanto para os funcionários e para os processos da própria imobiliária.
Dê feedbacks saudáveis
Não apenas ofereça, mas saiba como apresentar os feedbacks. Eles devem ser feitos periodicamente, já que conversar e medir desempenho são grandes habilidades de liderança em prol da equipe.
O relacionamento com os colaboradores precisa ser de confiança e respeito. Então, de forma amigável, deixe claro os pontos a serem melhorados e construa um feedback positivo sempre que tiver a oportunidade. Seja sempre claro e objetivo para que sua análise seja bem recebida pelos colaboradores.
Tenha equilíbrio emocional
O equilíbrio emocional é muito importante para passar por situações difíceis em uma imobiliária e conduzir a equipe de forma assertiva. Saiba lidar com imprevistos, tenha empatia e capacidade de trabalhar com seu time com paciência e resiliência.
Isso melhora o relacionamento interpessoal e impulsiona a imobiliária para o encontro de soluções, mesmo na pressão da rotina.
Estimule a conseguir os melhores resultados
Saber como motivar é um dos segredos de um líder. Seja visionário e antecipe problemas, comunicando os obstáculos ao time e buscando oportunidades para escalar vendas.
Muitas vezes, o líder é inconformado, uma característica importante para impulsionar a equipe imobiliária. Isso ajuda o negócio a sempre buscar evolução e crescimento.
Como desenvolver habilidades de liderança?
As pessoas não nascem com essas habilidades de liderança. Por isso, gestores que gostariam de se desenvolver como líderes precisam conquistar as skills necessárias para crescer com a imobiliária e sua equipe.
Assim, saiba o que fazer e seja um líder de sucesso no mercado conduzindo da melhor forma o time de gestão de imóveis.
Cursos técnicos
A competência efetiva na execução de tarefas vai além do saber delegar, é preciso estar atualizado e procurar a melhoria contínua.
Assim, os cursos técnicos e de reciclagem devem fazer parte de sua rotina para não ser um profissional defasado nem perder habilidades de liderança e alto desempenho, principalmente em áreas técnicas. Portanto, continue estudando e se desafie no mercado imobiliário.
Eventos na área
Compartilhar experiências e participar de eventos do setor imobiliário são ações enriquecedoras e fazem de você um bom líder, que transmite o conhecimento que detém.
Acompanhar as tendências do mercado imobiliário e da área de vendas é essencial para pensar em melhorias contínuas na empresa. Mas não guarde o conhecimento para si: deixe a sua equipe alinhada perante tudo o que foi aprendido.
Feedbacks
Saiba ouvir a opinião de corretores e receber feedbacks do seu trabalho também. Ao contrário do que muitos pensam, esse papel não deve ser apenas do gestor para o funcionário, mas o contrário também é muito válido.
Julgue o seu desempenho por meio da percepção do outro e compreenda como corrigir erros para melhorar a performance como líder.
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