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Portabilidade de financiamento imobiliário: o que é e como orientar os clientes da imobiliária

Leia neste artigo

A portabilidade de financiamento imobiliário é uma possibilidade que famílias encontram de reorganizar suas contas após problemas financeiros. É uma solução bem conhecida e muito procurada pelos clientes da imobiliária, por isso a equipe deve ter todo o conhecimento sobre o assunto para auxiliá-los no processo.

Mesmo que o tema pareça fugir do atendimento comum da imobiliária, quando se investe em ajudar o cliente, ambos os lados ganham. Ao ser útil em um momento como esse, sua empresa constrói um relacionamento próximo e empático, facilitando uma possível recompra e até mesmo a indicação a outros potenciais compradores.

Ou seja, preparar sua equipe é um ótimo caminho para encantar clientes.

Neste artigo, a Vista mostra a você como a equipe da imobiliária pode orientar o processo de portabilidade de financiamento imobiliário, as condições e outros pontos essenciais para entender se vale a pena fazer. Confira!

O que é portabilidade de financiamento imobiliário?

A portabilidade de crédito imobiliário é a transferência do financiamento de uma instituição bancária para outra, quando solicitada pelo cliente. Isso pode acontecer quando o credor busca condições de um financiamento imobiliário mais vantajosas em relação ao contrato original da outra instituição financeira.

Assim, ele pode trocar o banco em que fez seu financiamento do imóvel para pagar as próximas prestações em condições diferentes.

Ao fechar uma venda, é interessante que a equipe da imobiliária informe ao cliente que, quando ele opta por um financiamento,  não estará preso à mesma quantidade e valor das prestações.

É possível negociar ao longo do tempo com outras instituições financeiras que cobrem menos juros, e, assim, o cliente pode migrar o financiamento para aquele banco que oferecer as melhores condições.

Vantagens de solicitar a portabilidade do financiamento

Ao informar o que é a portabilidade de financiamento, também é interessante destacar as principais vantagens em fazer essa migração:

  • o cliente transfere o valor da dívida para uma instituição financeira com melhores condições;
  • é possível aproveitar um momento de flutuação de juros com taxas mais baixas para validar essa troca positiva;
  • as simulações com outras instituições permitem avaliar o período ideal e comparar propostas antes de realizar a mudança de contrato.

Entretanto, é importante ressaltar ao cliente que ele precisa ficar atento aos cálculos das taxas e despesas. Isso porque, quanto mais próximo ao fim do contrato, menores os benefícios da portabilidade de contrato habitacional, visto que ele já pagou boa parte do financiamento.

Nesse caso, é mais interessante orientar para a amortização do que para a portabilidade. Assim, ele estará livre da dívida e poderá se planejar para adquirir novos imóveis para investir no setor imobiliário.

Como o cliente pode fazer portabilidade de financiamento?

Antes de realizar essa troca, é importante ajudar o cliente da imobiliária a fazer uma longa pesquisa.

Assim, com a escolha de um novo banco com oportunidades únicas, a mudança é regularizada por contratos emitidos, assinados e registrados em cartório para transferir essa despesa.

O cliente pode pedir essa migração de contratos e credor mais de uma vez. Então, caso os custos realmente sejam menores, o processo de solicitação pode ser feito de forma prática e segura.

Basta que o cliente avalie as melhores condições disponíveis de valores e inicie a portabilidade do financiamento, um processo igual ao feito no momento da aquisição do imóvel.

Documentos necessários

As instituições financeiras analisam o contratante solicitando uma lista de documentações e informações para avaliar a possibilidade dessa migração imobiliária.

Esses documentos e dados são:

  • proposta com juros e informações das formas de pagamento, prazo de operação, taxas de juros efetiva, anual e nominal, valor das parcelas e Custo Efetivo Total (CET);
  • número de crédito do antigo credor;
  • CPF e telefone do cliente;
  • endereço da nova instituição financeira;
  • juros de correção das prestações restantes;
  • três datas de referência para cálculo do saldo devedor;
  • base de remuneração ou índice de preço a ser usado.

Como calcular a portabilidade de financiamento imobiliário?

Antes que o cliente decida, é essencial orientá-lo sobre a importância de simular a portabilidade de financiamento imobiliário. Essa é uma forma de entender se a redução vai ser significativa para economizar nas parcelas e encontrar taxas mais baixas no momento.

Para isso, é preciso comparar a instituição bancária atual com outras, buscando a solução de crédito mais vantajosa, focando reduzir o valor da mensalidade e transferir a dívida.

Além disso, a mudança de crédito deve ser avaliada de acordo com os custos em cartório, o prazo remanescente da dívida e a avaliação do valor do imóvel, indo além da análise de valor da prestação.

Dessa forma, a equipe da imobiliária precisa estar atenta ao mercado e às taxas de financiamento não apenas para orientar sobre a portabilidade, mas também para guiar novos contratos.

Na hora de fechar uma venda, mostre todas as opções disponíveis aos clientes para garantir que ele escolheu a melhor de acordo com a situação financeira do momento.

Processo de solicitação de portabilidade de contrato habitacional

Ao requerer a portabilidade, o processo envolve a solicitação do contrato da dívida com o atual banco, o contato com a nova instituição financeira e o aceite de uma proposta por parte do cliente.

Assim, com a escolha da nova proposta, a finalização da portabilidade é feita quando a instituição original remete ao novo banco a confirmação da transação no prazo de 2 dias úteis.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o processo para o cliente.

1. Solicitação do extrato da dívida restante

A portabilidade de financiamento imobiliário começa com a solicitação do cliente ao banco atual do extrato de toda a dívida restante, como se ele fosse antecipar sua quitação.

No entanto, caso não haja interesse de negociação por uma das partes, o banco onde o cliente fez o financiamento em um primeiro momento calcula o valor da dívida, excluindo os juros, e o apresenta.

2. Entre em contato com a instituição financeira escolhida

Com o valor da dívida do financiamento em mãos, o novo banco escolhido apresentará a proposta incluindo a taxa de juros. 

Dessa forma, o cliente transfere a dívida para o novo banco a partir de um contato simples, logo após finalizar a simulação da portabilidade. Ou seja, uma instituição financeira “compra” a dívida de outra.

3. Aguarde o novo contrato

O pedido do novo banco é acompanhado, e a própria instituição escolhida solicita o pedido de transferência junto à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Logo, o registro é feito na CIP, e o banco que estava com o contrato deste cliente deve apresentar uma contraproposta no prazo de 5 dias úteis para tentar mantê-lo e interromper esse processo de portabilidade.

Caso o proprietário não desista, a antiga instituição passa as informações necessárias à operação para o novo banco, que finaliza essa transição quitando os débitos do contrato.

A conclusão ocorre, no prazo de 2 dias úteis, com a instituição original comprovando a portabilidade.

Como saber qual banco oferece as melhores condições ao cliente?

Para saber qual banco oferece as melhores condições para portabilidade de financiamento, o credor deve avaliar o histórico do banco e a situação financeira atual com o contrato em aberto. 

Ou seja, parte da pesquisa para uma troca vai além das melhores condições de taxas, prazos e valores das novas parcelas.

Por isso, é importante orientar o cliente da imobiliária a pensar pontos como o suporte dado pela instituição financeira, a transparência nas informações fornecidas e a burocracia exigida.

Esses são pontos importantes para saber se compensa fazer essa portabilidade e se a relação será boa ao longo dos anos, até o fim da quitação da dívida.

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