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Customer Centric: o que é e por que é importante para a sua imobiliária

Customer Centric: o que é e por que é importante para a sua imobiliária
Leia neste artigo

O Customer Centric (CC) é um conceito que ganha atenção de empresas de vários setores, principalmente por conta de vantagens como o diferencial competitivo para organização e a retenção de clientes.

No mercado imobiliário, esse movimento não é diferente. As companhias que direcionam esforços nesse sentido podem potencializar as chances de conversão e fidelizar os clientes.

Adiante, veja tudo o que a sua imobiliária precisa saber sobre a estratégia de Customer Centric. Acompanhe!

Customer Centric: o que é e qual é a importância dessa cultura para as empresas?

O conceito Customer Centric – em português, Centrado no Cliente – surgiu com o reconhecimento da relevância das estratégias empresariais voltadas para a satisfação do consumidor. 

Na prática, as organizações que aplicam a cultura Customer Centric se direcionam para entender as necessidades dos clientes e, assim, oferecer soluções mais ajustadas a essas demandas.

Como resultado, aumentam as chances de concluir as vendas e de os consumidores voltarem a fazer negócio com a sua empresa.

Um estudo da InfoSys apontou que 86% dos entrevistados que experimentaram a personalização disseram que isso influenciou o que eles compraram em certa medida.

Principais desafios e benefícios do Customer Centric

A implementação dessa prática oferece diversos ganhos, mas também requer o enfrentamento de alguns desafios.

A seguir, detalhamos esses pontos e citamos casos de companhias que já colocaram os princípios do Customer Centric em prática. Confira.

Desafios da cultura

O sucesso da aplicação do CC depende de como a sua empresa consegue compreender as necessidades do cliente de ponta a ponta, em vários setores.

Por exemplo, de nada adianta se empenhar em oferecer os imóveis mais adequados aos perfis dos seus clientes se a sua imobiliária não dispuser de um atendimento rápido e direto.

Dessa forma, é importante implementar essa cultura nos diversos níveis da sua organização, uma vez que é necessário que o cliente tenha uma experiência satisfatória a cada estágio do relacionamento com a sua empresa, tendo como benefício o aumento da conversão e da fidelização.

Quais são as vantagens para as empresas?

As estratégias centradas no cliente podem oferecer benefícios como:

  • Diferencial competitivo
  • Retenção dos clientes
  • Fortalecimento da marca da sua imobiliária
  • Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Clientes fidelizados podem promover a sua marca

Quem já utiliza essa prática?

Entre as empresas que já aplicam ações de Customer Centric podemos citar a rede de hotéis e resorts Hilton.

O grupo passou a apostar em programas de fidelização, que oferecem pontos para os clientes que usam os seus serviços. Ao trocar esses pontos, o consumidor pode ter descontos e outros tipos de benefícios.

Ao identificar que os clientes apresentaram novas demandas para esse tipo de programa, a rede Hilton resolveu elaborar uma reformulação. Sendo assim, a empresa conquistou mais valor para a sua marca e melhorou os serviços oferecidos ao público.

Outro caso que podemos citar é do McDonald’s, que passou a usar a análise de Big Data para entender o que os seus clientes buscam. Um exemplo é o oferecimento de itens mais saudáveis no menu em horários além do café da manhã, após a percepção de que esse era um desejo da sua clientela.

6 dicas de como implantar o Customer Centric na sua imobiliária

Separamos abaixo algumas sugestões para aumentar as chances de sucesso nas estratégias de Customer Centric da sua imobiliária.

  1. O cliente é o foco do negócio

Para começar, a sua imobiliária precisa conhecer melhor as características dos seus clientes, bem como as suas dores. Além disso, é fundamental ter noção do comportamento de compra dos clientes e as expectativas que eles têm em relação às soluções que a sua empresa oferece.

  1. Os dados são seus aliados em todo o processo

Nesse ponto, contar com um Customer Relationship Manager (CRM) auxilia na obtenção e no armazenamento de informações sobre os seus contatos. Dessa maneira, é possível antecipar as melhores respostas ao que eles procuram e potencializar a taxa de conversão de vendas.

  1. A jornada do cliente é indispensável

Depois, é interessante delinear a jornada do cliente, passando por prospecção, visita, proposta e fechamento. Com isso, dá para entender em qual fase cada potencial comprador está e o que falta para que a sua imobiliária consiga concluir mais um negócio.

  1. Feedbacks são essenciais

Também não pode faltar investimento em caminhos para obter o retorno do seu cliente sobre o serviço que a sua imobiliária oferece. Por isso, a sua empresa deve direcionar esforços para saber o que os clientes pensam sobre o atendimento prestado desde o primeiro contato até o pós-venda.

Para isso, forneça aos leads diferentes canais de comunicação para que ofereçam os feedbacks. De outro modo, acompanhe as estatísticas sobre esse retorno e planeje ações baseadas nessas respostas.

  1. Comunicação humana traz o diferencial

Ainda que seja importante dispor de recursos tecnológicos para mapear a jornada do cliente e oferecer os imóveis mais adequados ao seu perfil, a personalização do atendimento também passa por estratégias de comunicação mais assertivas. Além disso, a humanização do atendimento continua bastante valorizada pela clientela.

  1. A sua equipe não pode ficar de fora

A cultura de Customer Centric também precisa fazer parte de todos os setores da sua imobiliária. Desde a equipe que lida diretamente com o cliente até os cargos de liderança, é essencial que os colaboradores estejam cientes da importância dessas estratégias para os resultados da empresa.

Guia de relacionamento com cliente para corretores

Como mensurar os resultados da estratégia?

Outro ponto que não pode ficar de fora é o acompanhamento da performance das iniciativas voltadas para o Customer Centric. Conheça as métricas que a sua imobiliária pode observar.

Taxa de Churn

Inicialmente, a chamada taxa de churn é aquela que aponta quantos cancelamentos de contratos e de serviços a sua empresa acumulou em um determinado período de tempo. Assim, indica como está a rotatividade da sua carteira de clientes.

Quando essa taxa está baixa, é um sinal de que a sua imobiliária está conseguindo reter os clientes. Do contrário, é necessário avaliar a possibilidade de melhorias na qualidade do serviço.

Lifetime Value (LTV)

Já o Lifetime Value (LTV) mostra o lucro líquido que um cliente proporciona para a sua imobiliária enquanto mantém um relacionamento com ela. Para obter esse indicador, é necessário analisar todos os clientes e buscar a média do valor gasto, bem como o tempo de permanência.

Net Promoter Score (NPS)

Por fim, o Net Promoter Score (NPS) é usado para medir a satisfação dos seus clientes. Para isso, leva em conta o número de clientes que se tornaram promotores da sua marca naturalmente, além daqueles que podem ser compreendidos como neutros e dos detratores, que divulgam experiências ruins sobre a sua empresa.

Conheça a Vista

A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.

Entre em contato com a gente para conhecer a melhor solução para a sua empresa!

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