Índice de aumento de aluguel: como ele impacta o mercado imobiliário

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Leia neste artigo

O índice de aumento de aluguel é um dos fatores que influenciam na rentabilidade dos investimentos em imóveis, na demanda por imóveis para aluguel e até mesmo no poder de compra dos inquilinos.

Por isso, saber como é calculado, como ele impacta no reajuste do aluguel e como evitar erros nesse reajuste é importante para as imobiliárias.

Confira, neste artigo, o que é o índice de aumento de aluguel e como a imobiliária pode automatizar esse cálculo em sua rotina.

O que é o índice de aumento de aluguel?

É o índice que reajusta o aluguel a cada renovação de contrato de locação

Historicamente, este índice está indexado ao IGP-M ou IPCA, ou seja, índices de inflação ou que envolvam medidas abrangentes do movimento de preços. Porém, o IGP-M é o padrão de mercado.

Existe também a possibilidade de negociação desse valor entre locador e locatário. 

Tire suas próximas dúvidas sobre o cálculo do reajuste do aluguel e como esses valores e suas mudanças impactam diretamente no mercado, seja para inquilinos, proprietários e imobiliárias.

Como o índice de aluguel é calculado?

O cálculo do reajuste de aluguel é calculado mediante o valor de locação negociado inicialmente. Basta aplicar a porcentagem do índice escolhido para calculá-lo, considerando IGP-M ou IPCA.

O reajuste acontece anualmente e, por isso, a equipe da imobiliária precisa estar por dentro dessas atualizações e alterações para saber qual índice e valores irão vigorar no novo ano. Lembrando que a data para renovação é de um ano do contrato assinado.

Entenda, a seguir,  como são calculados os índices mais comuns usados no mercado.

Composição do IGP-M

O IGP-M é o Índice Geral de Preços do Mercado, calculado pela Fundação Getúlio Vargas e é formado por três índices econômicos: 

  • IPA (60%): Índice de Preços ao Produtor Amplo
  • IPC (30%): Índice de Preços ao Consumidor
  • INCC (10%): Índice Nacional de Custos da Construção

Logo, reflete as variações nos preços de uma cesta diversificada de produtos e serviços. É o índice utilizado na maioria dos contratos imobiliários.

O cálculo é feito e divulgado todo mês pela FGV. Esse método protege o locador das mudanças de preços e da desvalorização da moeda.

Composição do IPCA

Já o IPCA é a inflação oficial do país, usado como índice de reajuste de aluguel e em outros setores.

Calculado pelo IBGE, esse pode ser o índice de aumento de aluguel escolhido porque os índices flutuam no mercado e, em seu caso, este índice é calculado de acordo com a inflação.

Ele leva em consideração o custo de vida de famílias de um a 40 salários mínimos.

Como o índice de aluguel impacta o mercado imobiliário?

O aumento de cada índice impacta na locação dos imóveis e na base do reajuste, sendo importante nas renovações contratuais com suas variações e na forma como são aplicadas.

Entenda quais são os impactos tanto na rentabilidade de imóveis para quem investe no mercado imobiliário, como também em sua relevância a cada variação, na demanda de aluguéis e no poder de compra dos inquilinos.

Relevância para o mercado

O mercado imobiliário já é impactado por diversas mudanças no setor econômico e as taxas elevadas dos índices podem gerar a inadimplência do inquilino, a ponta do iceberg dentro de uma engrenagem maior.

Isso porque quando um índice comumente usado no mercado imobiliário dispara, a inadimplência pode fazer com que o comprador perca seu aluguel. Normalmente, esse imóvel é financiado, o que pode impactar diretamente no pagamento de suas parcelas.

Todo esse mecanismo chega a incorporadoras que diminuem seu ritmo de lançamento de novos empreendimentos, logo as alterações nos índices podem gerar uma grande crise em todo o mercado imobiliário.

Impacto na rentabilidade dos investimentos

O reajuste do índice pode também afetar diretamente o retorno financeiro do investimento. 

Com a alta da inflação ou do índice padrão utilizado, como o IGP-M, por exemplo, o reajuste do aluguel tem a possibilidade de superar o quão rentável o imóvel é para o locador. Por isso, os índices revelam a saúde do mercado e, consequentemente, a atratividade ou diminuição do interesse em investir no mercado imobiliário.

Impacto na demanda por imóveis de aluguel

O índice reajustado está proporcionalmente ligado ao valor do aluguel, logo o seu aumento leva a conflitos entre proprietários e inquilinos para que se chegue a um valor acessível para ambas as partes.

Dessa forma, uma maior quantidade de imóveis correm o risco de ficarem desocupados, diminuindo a demanda por imóveis para aluguel e gerando prejuízos para o locador. O contrário também favorece o mercado imobiliário, com a diminuição do valor do aluguel impulsionando essa demanda.

Impacto no poder de compra dos inquilinos

Reforçando o impacto na valorização do imóvel de aluguel, o reajuste desses índices também altera o poder de compra dos inquilinos. 

Logicamente, suas variações influenciam no aumento maior do que o previsto para o orçamento de locatários. Logo, o reajuste impacta tanto quanto outros fatores para precificar o imóvel de acordo com as variáveis do mercado, como localização, estado de conservação do imóvel e opções de lazer.

Em momentos de alta, é preciso saber negociar entre as partes interessadas para que não se perca negócios.

Como a imobiliária pode evitar erros no reajuste de aluguel?

A correção do aluguel pode ser feita de um jeito fácil considerando todos os fatores alertados neste artigo. 

Muitas imobiliárias gerenciam imóveis de locação e têm dificuldade em realizar esses reajustes considerando o índice de aumento de aluguel de maneira simples. Principalmente, sem cometer erros.

Por isso, existem soluções para que essas correções sejam feitas automaticamente por meio de um software que alinha tecnologia às variáveis do mercado.

Impacto da tecnologia para otimizar a gestão de aluguel

Uma das vantagens da tecnologia no mercado imobiliária é o uso da calculadora de preços para entender sobre o valor correto do imóvel e, por consequência, estipular um aluguel justo. 

Ao utilizar essa tecnologia, os corretores podem tomar decisões embasadas, oferecer preços competitivos e alinhados com a realidade do mercado e conquistar a confiança de seus clientes.

Já para a gestão imobiliária completa, um sistema de administração de imóveis e locação ajuda no gerenciamento de aluguéis para que a imobiliária não cometa erros e cresça em alta velocidade usando automatização.

Dessa forma, não há abertura para erros e tudo é feito de forma automática, sem necessidade de conferências, cálculos e preocupações extras.

CRM Loft: como fazer cálculos automáticos de aumento de aluguel

Os benefícios da plataforma de gestão de locação do Grupo Loft estão diretamente ligados a oferecer um sistema completo, com implementação rápida e aumento da performance da imobiliária. Com ele, sua imobiliária automatiza processos e tem uma gestão muito mais eficiente.

Entre seus benefícios, um deles é a correção de aluguel é feita de forma automática, ou seja, o próprio sistema informa o fim da vigência e a data do próximo reajuste em contrato. Assim, a equipe não perde mais tempo com essas questões de forma manual e a imobiliária torna os procedimentos automáticos.

O próprio sistema calcula e informa o fim da vigência, assim como a data do próximo reajuste em contrato, sem erros manuais e conquistando a confiança do cliente.

Benefícios para a gestão de locação

  • Gerenciamento de recebíveis;
  • Gestão de contratos;
  • Relatórios com dados e informações completas e precisas;
  • Automatização de notas fiscais;
  • Painel de acompanhamento completo;
  • Agilidade no atendimento ao cliente;
  • Centralização de informações em um único sistema;
  • Melhoria na gestão de contratos de locação;
  • Automatização de tarefas.

Quer fazer seus cálculos automaticamente e sem erros? Solicite o teste grátis em nosso software e administre sua carteira de locação com facilidade.

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Atendimento Comercial

Buscar