Se você identificou que a sua imobiliária está perdendo clientes, saiba que a falta de organização do funil de vendas e de investimento no pós-venda são algumas das possíveis causas para esse problema.
Neste artigo, você verá as 8 principais razões que levam as imobiliárias a perder clientes. Além disso, abordaremos dicas de como resolver as falhas que podem estar em curso no seu negócio. Confira!
8 motivos para sua imobiliária estar perdendo clientes
É muito comum que empresários ou empreendedores se perguntem o porquê de seu negócio estar perdendo clientes e não saibam de fato o motivo que contribui para isso. Dessa forma, elencamos alguns fatores que podem afetar o sucesso da sua imobiliária.
- Falta de comunicação com o cliente
A ausência de pontos de contato com os clientes e de uma comunicação clara pode fazer com que a sua empresa deixe de aproveitar oportunidades de negócio. Para construir um canal de relacionamento sólido com a clientela, é importante ter mais de um meio de comunicação.
É bom lembrar que os interessados nos serviços da sua empresa não devem encontrar obstáculos para entrar em contato. Portanto, o visitante deve encontrar facilmente as informações do número de WhatsApp e o endereço de e-mail, por exemplo, ao acessar o site ou as redes sociais da sua imobiliária.
- Demora para responder o cliente
Muitos clientes podem desistir de efetuar uma compra ou assinar um contrato de aluguel se não receberem a atenção de que precisam. Por isso, é importante ter cuidado com a organização e a automatização das tarefas para que a sua imobiliária seja lembrada pela agilidade em responder.
Algumas ferramentas tecnológicas podem facilitar o dia a dia dos corretores para que consigam dar retornos mais rápidos aos clientes. Entre esses recursos estão os softwares de integração com WhatsApp, Chat e Facebook, que podem economizar tempo e energia da sua equipe.
- Venda do produto errado
Outra falha comum que pode atrapalhar o sucesso da sua imobiliária é a venda do produto errado ao cliente. Isso pode acontecer quando o vendedor oferece um imóvel que não é adequado ao perfil da pessoa interessada. Por isso, é necessário que os corretores conheçam bem os produtos do catálogo e tenham informações sobre os clientes.
- Abordagem no tempo errado
Também é comum que as empresas deixem de desenvolver as oportunidades de venda. Se um cliente visitar um imóvel e a sua imobiliária demorar a entrar em contato, por exemplo, o comprador pode dar preferência a outra empresa. Portanto, adotar técnicas de follow-up pode ser uma boa aposta para acompanhar o seu relacionamento com os clientes.
- Funil de vendas desorganizado
O funil de vendas mal definido pode afastar um cliente em potencial e dificultar o trabalho da equipe de corretores e de marketing da empresa. Todas as ações do lead pelo funil precisam ser registradas e organizadas para a elaboração de estratégias mais assertivas.
Por outro lado, quando a jornada do cliente em potencial está bem definida em um software de Customer Relationship Management (CRM), as tarefas da equipe se tornam menos repetitivas e a performance do time melhora. Com isso, o processo de vendas passa a ser mais previsível e ágil.
- Lead que não corresponde à buyer persona
Nem todos os contatos da sua imobiliária se tornam compradores. Perder tempo com leads que não têm interesse em adquirir os imóveis pode ser um desperdício de carga horária e dos recursos da empresa. Para evitar esse problema, é fundamental estruturar as buyer personas, que são os perfis de clientes criados para a sua estratégia de vendas.
A definição das personas pode demandar uma pesquisa mais detalhada sobre as preferências e os hábitos dos seus clientes. Assim, é possível ter informações que podem orientar os corretores no momento de oferecer as ofertas mais adequadas para cada comprador.
- Não investir no pós-venda
A personalização também é importante para que seus clientes recomendem a sua imobiliária para amigos e parentes, por exemplo. Investir em métodos de pós-venda pode deixá-los ainda mais satisfeitos, o que consequentemente ajuda a manter o relacionamento e melhora a reputação da sua empresa.
- Informações pouco claras nos canais de comunicação
Atualmente, os clientes costumam usar as redes sociais e os sites das imobiliárias para colher informações valiosas para ajudar no processo de decisão de compra. Caso os canais de comunicação estejam desatualizados e os dados sobre os imóveis estejam pouco acessíveis, a sua empresa pode perder a chance de fechar o negócio.
Nesse ponto, ter um site responsivo, rápido e de fácil acesso em qualquer dispositivo (celular ou computador) é um diferencial. Também é necessário que o catálogo de imóveis seja constantemente renovado para que os clientes tenham dados corretos sobre os produtos.
Como a Vista pode ajudar a sua imobiliária?
A Vista investe em tecnologia e inteligência para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Nossos produtos minimizam as falhas que podem causar prejuízos às vendas da sua imobiliária. Conheça.
Vista Site
A plataforma de sites da Vista permite que o site da sua imobiliária seja uma plataforma otimizada para o primeiro ponto de contato com um possível cliente.
Vantagens
- Ganhar destaque no ranking do Google: possibilidade de otimização para SEO (com orçamento terceirizado).
- Design responsivo para uma excelente experiência ao usuário de vários dispositivos.
- Atualizar e inserir imóveis de forma descomplicada.
- Integrar os contatos realizados no site ao CRM Vista.
CRM imobiliário
O CRM da Vista para imobiliárias é capaz de potencializar a gestão da sua empresa para que nenhuma oportunidade de negócio seja perdida.
Vantagens
- Acompanhar as taxas de conversão e localizar gargalos nos processos.
- Identificar as etapas dos processos de locação e de venda de imóveis.
- Elaborar o ranking da performance dos corretores e melhorar a gestão da equipe.
- Anunciar em portais e no site da sua imobiliária rapidamente.
Vista Office
Com o Vista Office, a sua imobiliária consegue gerenciar a sua carteira de locação de unidades com ferramentas automatizadas.
Vantagens
- Administrar os seus recebíveis, emitir boletos, enviar TEDs e conciliar as contas bancárias.
- Facilitar o reembolso, o cálculo de rescisão, o controle de comissões aos corretores, a emissão do DIMOB.
- Permitir repasses automáticos via arquivo (para Itaú, Santander, Sicoob CMI).
App para imobiliárias
Já o app para imobiliárias da Vista possibilita manter toda a sua base de imóveis e clientes na tela do seu smartphone.
Vantagens
- Adicionar e atualizar informações sobre clientes e imóveis por meio do dispositivo móvel.
- Encaminhar facilmente dados sobre imóveis via WhatsApp e Facebook para os clientes.
- Organizar o agendamento de visitas de forma segura e rápida.
Entre em contato conosco e saiba como a Vista pode ajudar o seu negócio.
Conheça a Vista
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem carteira com pouco mais de 2.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.
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