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Visitas virtuais: quais são os maiores benefícios para imobiliárias?

Em um cenário de constante mudanças pela dinamicidade do mercado, é importante que os diversos setores se mantenham atualizados para fazer uso estratégico das tecnologias disponíveis. 

Nesse sentido, o uso da realidade virtual no mercado imobiliário vem despontando como tendência pelas vantagens que otimizam os processos específicos do setor.

Afinal, a cada dia que passa, chegar ao fechamento de vendas requer muito mais do que habilidades da equipe comercial e qualidade dos serviços e produtos. 

É urgente a implementação de recursos tecnológicos como a visita virtual para auxiliar e até mesmo transformar procedimentos, levando ao sucesso da imobiliária. 

Quer saber o que é visita virtual e como esse recurso pode transformar a sua imobiliária? Acompanhe este artigo até o final. 

Mas, afinal, o que é uma visita virtual?

Visita ou tour virtual é o termo utilizado para representar uma simulação que possibilita a visitação a um determinado local de forma virtual.

Por meio deste recurso, é possível ter acesso a uma apresentação completa dos ambientes do imóvel em 360 graus, muito semelhante ao que ocorreria de forma presencial.

É possível visualizar diferentes ângulos do espaço, de modo que o visitante experimenta a sensação de estar passeando dentro do imóvel. Isso sem falar que essa visita pode ser realizada a qualquer momento, sem a necessidade de marcar um horário viável para o corretor e o locador. 

O visitante pode ainda revisitar o imóvel para tirar dúvidas sem ter o trabalho de se dirigir ao local apenas para isso e até mesmo mostrar para familiares e amigos para obter uma segunda opinião.

Com certeza, uma imobiliária que conta com essa ferramenta digital ganha muitos pontos com os clientes!

Mulher ao telefone com imobiliária enquanto olha o imóvel no computador via visita virtual

Visita virtual se torna artifício para a venda de imóveis durante a pandemia

Estamos há algum tempo vivendo em uma era digital que vem transformando práticas e rotinas em diversos setores, e não seria diferente para o mercado imobiliário

As empresas que vinham se adaptando a novas tecnologias sofreram menos com os impactos causados pelo novo coronavírus. Aquelas que ainda não tinham dedicado esforços para a utilização de novos recursos certamente estão sendo mais afetadas. 

A pandemia de COVID-19 empurrou todos para um isolamento social obrigatório, o que vem provocando transformações profundas nas rotinas de trabalho. Muito além do home office, as empresas se viram obrigadas a adotar medidas que fazem uso da tecnologia para, dessa forma, alcançar resultados positivos mesmo diante dessa situação. 

Para o setor imobiliário, a visita virtual desponta como diferencial que possibilita a continuidade dos negócios em todos os níveis. As visitas aos imóveis, que ficaram impossibilitadas pelas medidas preventivas contra o novo coronavírus, podem ser retomadas por meio virtual sem perder a qualidade. 

Quais são os benefícios da visita virtual para imobiliárias?

Um passeio on-line pelo empreendimento que se quer adquirir dá conta de apresentar o imóvel de forma tão segura e eficaz quanto por meio de uma visita presencial. O cliente, diferentemente do que pode acontecer com fotos e vídeos, pode verificar exatamente as características do local e garantir se estão de acordo ou não com suas necessidades e expectativas. 

Esse processo acaba reduzindo o excesso de encontros desnecessários, já que nem todas as pessoas que visitam o local chegarão a finalizar compra.

Além de tudo isso, confira abaixo mais algumas vantagens de utilizar o tour virtual em imobiliárias.

Os proprietários podem continuar no imóvel

Não há a necessidade de que os proprietários se retirem do local a cada visita marcada ou de que se mudem antecipadamente para que o imóvel fique completamente disponível para visitação. 

Esse ponto apresenta um grande alívio para os proprietários e reduz também os trabalhos da imobiliária na mediação entre os visitantes e as pessoas que estão residindo no local. 

Dessa forma, a visita virtual traz muito mais segurança para o proprietário e sua família, que não precisarão abrir as portas do seu lar para receber visitas de estranhos.

Os compradores se sentem mais seguros

Muitos compradores não vão abrir mão da visita presencial, isso é fato. E mesmo nesse cenário, a visita virtual apresenta vantagens. 

Os visitantes que têm acesso ao tour virtual podem utilizar esse recurso como primeiro passo para conhecer o imóvel, verificar se está de acordo com as descrições apresentadas e se atende às suas necessidades. 

Apenas num segundo momento, a visita pode ser agendada e dificilmente terá de ser remarcada ou haverá desistência, uma vez que o comprador já “conhece” o imóvel e quer apenas ter a experiência de forma física. 

Dessa forma, a visita virtual confere maior segurança para os compradores e também para os corretores, que terão encontros mais “assertivos”.

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Praticidade para uma rotina atribulada

Já pensou com detalhes na realidade dos clientes? Por mais interessadas que as pessoas estejam em conhecer imóveis, fica cada vez mais difícil encontrar um tempo para fazer uma visita presencial em meio a rotinas exaustivas de trabalho e cuidados com a família.

Por isso, a visita virtual ultrapassa as barreiras do cenário pandêmico e se fortalece como uma tendência que, de forma vantajosa, oferece ao comprador a possibilidade de uma experiência de visitação a um imóvel sem sequer sair da cadeira. 

Quando selecionar um imóvel ideal, o comprador poderá agendar uma visita presencial sem correr o risco de encontrar algo completamente fora do esperado. 

Otimiza tempo dos corretores

A cada visita marcada realizada sem avanço, quando o cliente não comparece ou até mesmo quando fica remarcando diversas vezes, os corretores estão lidando com atividades exaustivas que travam as negociações e tiram o foco daquelas que realmente seriam finalizadas com sucesso. 

O tour virtual evita que os corretores fiquem se deslocando para realizar visitas a imóveis incompatíveis com as necessidades dos clientes e poupa situações indesejadas entre compradores e proprietários. 

Economia de gastos com deslocamento

Outro benefício que a visita virtual proporciona é a economia de gastos com deslocamento, seja com as passagens de transporte público ou a gasolina em carros particulares.

No final do mês, esses gastos podem somar um valor considerável para as imobiliárias, que precisam custear o deslocamento de diversos corretores para vários imóveis. Em outro viés, também é oportuno para os próprios compradores, que acabam visitando diversas casas e apartamentos antes de fechar negócio.

Como é feito o tour virtual e como posso implementar na minha imobiliária?

O primeiro passo é escolher uma plataforma digital pela qual a visita virtual será criada, armazenada e disponibilizada. É importante avaliar as funções disponíveis, a segurança, o suporte e a acessibilidade, para que você tenha autonomia ao usar. 

Em seguida, é necessário adquirir uma câmera 360º para capturar imagens compatíveis com a plataforma. Na maioria dos casos, a imobiliária pode contratar esse serviço com empresas do ramo audiovisual.

Após tiradas as fotos, basta transferir os arquivos para a plataforma contratada. Também não se esqueça de adaptar o seu site para isso, afinal nem todos os servidores suportam esse tipo de tecnologia. 

Pronto! A visita virtual pode então ser compartilhada no próprio site da imobiliária ou enviada diretamente ao comprador. Os clientes podem fazer o tour virtual pelo celular, computador ou tablet.

É possível percorrer todo o espaço, observar o chão, o teto e virar em todas as direções, aproximando ou afastando a tela dos detalhes do imóvel. A sensação é realmente de estar dentro do local.

Simples, não é? Mas não podemos deixar de pontuar que o investimento, tanto na contratação de uma plataforma como da empresa que realizará o serviço, não é algo que deve ser feito de uma hora para a outra.

É preciso analisar as opções disponíveis no mercado, planejar-se financeiramente e garantir que as aquisições sejam de qualidade, pois esse investimento deve ser realizado de forma segura para que logo traga mudanças positivas para o dia a dia da imobiliária.

Por que esse recurso ainda é tão pouco utilizado?

Embora apresente vantagens incríveis para o setor imobiliário, ainda não é uma ferramenta amplamente conhecida. 

Além disso, poucas empresas estão interessadas em investir nessa tecnologia, pensando em custos de contratação, pois julgam não ser tão eficientes no processo de vendas de imóveis.

No entanto, é preciso compreender que as tecnologias podem e devem ser usadas para impactar negócios, melhorando a experiência dos clientes e aumentando a produtividade dos colaboradores

Vista e House Viewer: parceria de sucesso

Agora que você já sabe o que é visita virtual e quais as vantagens de implementar esse recurso em sua imobiliária, que tal começar pela plataforma digital?

A Vista conta com o melhor da tecnologia para otimizar processos e atividades do setor imobiliário, com o propósito de facilitar a vida das pessoas.

O foco da plataforma Vista é sempre oferecer os melhores recursos para solucionar problemas e apresentar soluções práticas, acessíveis e transformadoras para as empresas que operam nesse mercado tão desafiador. Por isso, em parceria com House Viewer, a proposta de criar a melhor solução para a criação de visitas virtuais se tornou realidade. 

Com os recursos disponibilizados pela parceria entre Vista e House Viewer, a sua imobiliária vai atrair mais clientes, compradores e visitantes ao site por meio das visitas virtuais disponibilizadas. As plataformas são de fácil uso e você pode contar com suporte sempre que necessário. 

As imobiliárias podem tirar fotos dos imóveis com uma câmera 360° e, pela plataforma Vista CRM integrada ao House Viewer, criar as visitas só com alguns cliques!

O tour virtual vai fazer com que o seu cliente permaneça muito mais tempo em seu site passeando pelos imóveis, garantindo que os agendamentos de visitas presenciais sejam mais assertivos e seguros, potencializando a taxa de conversão por visita. 

Corretora apresentando imóvel ao comprador por visita virtual

Invista no melhor para o seu negócio

Atualizar os processos internos das imobiliárias e fazer uso da tecnologia a favor das atividades realizadas nesse setor pode ser o divisor de águas entre empresas de sucesso e empresas que lutam o tempo todo para se manter. 

É preciso considerar a visita virtual como importante recurso estratégico que deve ser utilizado para a otimização das negociações e das vendas no setor imobiliário. Essa tecnologia fornece um serviço vantajoso, tanto ao comprador quanto à própria imobiliária, melhorando a relação, a comunicação e o potencial de vendas entre empresa e cliente.

Assim como a visita virtual, existem outros processos que podem e precisam ser melhorados dentro do setor. Mantenha-se sempre informado e atualizado sobre novidades e novas tecnologias que potencializam o setor imobiliário.

Antes de ir, que tal fazer o download gratuito do e-book Gestão de Imobiliárias: como administrar processos e utilizar a tecnologia a seu favor?

Até a próxima!

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Conheça a Vista

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1 comentário


  1. Quero saber mais sobre tudo isso “visita virtual” e como fazer um vídeo bem bacana para chamar atenção do cliente…

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