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8 motivos que levam o cliente a perder o interesse no imóvel

Leia neste artigo

Procurar um imóvel pode ser uma tarefa exaustiva e, muitas vezes, frustrante. Além do processo burocrático, há fatores que podem fazer com que o cliente perca o interesse no imóvel escolhido.

Entre os principais problemas enfrentados, destacam-se a falta de informações claras na divulgação do imóvel, abordagens invasivas e até mesmo falta de organização por parte da gestão imobiliária.

Contudo, uma coisa é certa: as imobiliárias e os corretores querem superar esses problemas para vender mais.

Neste artigo, você encontra soluções para melhorar a experiência do cliente e aumentar as chances de fechamento de negócios. Vamos apresentar oito motivos que levam o cliente a perder o interesse no imóvel e como superá-los. Confira!

1. O valor do imóvel não atende às expectativas

Um dos principais motivos que levam o cliente a perder o interesse em um imóvel é o valor.

Quando o preço do imóvel não atende às expectativas do cliente, ele pode acabar desistindo da compra ou buscar outras opções no mercado.

Para superar esse obstáculo, é importante que os gestores e corretores estejam atentos ao valor de mercado da região e ofereçam opções que sejam compatíveis com o perfil e a expectativa do cliente.

Nesse sentido, contar com uma calculadora de preços dentro do sistema CRM também ajuda a chegar em uma precificação correta para o imóvel. Essa é uma solução que a Vista oferece a algumas regiões dentro do Vista CRM e que pode ser útil para seu negócio.

Além disso, é importante apresentar as vantagens do imóvel e seus diferenciais, de modo a justificar o valor e mostrar que ele realmente vale a pena. Melhorar a comunicação com o cliente e a negociação podem fazer toda a diferença nesse processo.

2. As informações básicas não são claras

Quando as informações básicas, como forma de contato, localização e preço do imóvel, não são apresentadas de forma objetiva, o cliente perde o interesse e busca outras opções.

Ou seja, é preciso ser transparente e fornecer todas as informações necessárias para ajudar na primeira tentativa de contato.

Uma forma de otimizar esse trabalho é padronizar descrições e apresentar as informações de contato de forma clara. Além disso, é essencial contar com imagens e vídeos de qualidade para atrair clientes mais qualificados.

Com essa informação em mãos, a imobiliária pode contar com um bom sistema de gerenciamento de imóveis, ajudando a organizar esses dados de maneira eficiente e possibilitando o compartilhamento nos principais portais imobiliários.

3. Desinteresse por parte da equipe imobiliária

A falta de atenção e interesse por parte da equipe imobiliária faz com que o cliente não se sinta valorizado ou perceba que está sendo tratado como mais um, podendo se desinteressar pelo imóvel.

Para evitar essa situação, é importante que os corretores sejam atenciosos e estejam disponíveis para atender às dúvidas e às necessidades do cliente.

Assim, é preciso demonstrar interesse em ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal, oferecendo um atendimento de qualidade e personalizado.

A utilização de soluções digitais pode ajudar nesse processo, permitindo que os profissionais da imobiliária gerenciem melhor os atendimentos. O CRM imobiliário é uma dessas opções, que permite acompanhar a jornada do cliente e ter contato fácil e sincronização com a agenda do corretor para não perder nenhum negócio.

4. Falta de atendimento personalizado

O atendimento personalizado é essencial para conquistar a confiança e o interesse do cliente em potencial.

Quando o atendimento é genérico e não leva em conta as necessidades e as preferências do cliente, ele pode se sentir desmotivado sem atender às suas expectativas.

Por isso, é fundamental que a equipe imobiliária ofereça esse atendimento personalizado, coletando informações sobre o perfil do comprador e seus desejos.

Assim, atenda-o de forma mais assertiva, consultando tecnologias de ponta que armazenam essas informações para otimizar esse processo, com acesso fácil e eficiente.

5. Abordagens invasivas

Esse tipo de abordagem pode afastar o cliente em potencial.

Mas o que é uma abordagem invasiva? Quando o corretor não respeita o espaço e o tempo do cliente, isso pode gerar desconforto e desconfiança.

Sendo assim, é importante que o corretor saiba equilibrar as abordagens, respeitando a privacidade do cliente e oferecendo informações relevantes de forma não invasiva.

Por meio de um software de gestão, a imobiliária tem acesso a dados dos leads imobiliário, pode acompanhar a jornada de compra e, assim, traçar estratégias mais assertivas de abordagens.

6. Falta confiança no corretor

A falta de confiança ocorre quando o cliente não se sente seguro com as informações passadas pelo corretor ou quando a comunicação não flui de maneira clara.

O corretor deve saber como avaliar um imóvel e entender a dinâmica do mercado imobiliário para transmitir segurança e credibilidade ao cliente.

Além disso, é essencial que o corretor seja honesto e transparente sobre os prós e os contras do imóvel em questão.

Outro fator que ajuda não apenas no fechamento como também na indicação a outras pessoas é a presteza. É ideal que o corretor faça um acompanhamento de perto de todas as etapas e ajude o cliente a ter uma experiência positiva de compra.

7. Funil de vendas desorganizado

Um funil de vendas desorganizado pode fazer com que o cliente se sinta perdido e desestimulado a continuar o processo de compra.

É importante que o gestor imobiliário tenha uma estratégia bem definida e organizada para conduzir o cliente de forma eficiente, oferecendo as informações necessárias em cada etapa do processo.

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas como um bom CRM, é possível otimizar o funil de vendas, tornando-o mais eficiente e organizado.

Assim, o cliente se sentirá mais confiante e motivado a continuar com a compra.

8. Falta de estratégia de marketing e vendas

Quando a estratégia de marketing e de vendas não é bem definida, as chances de perder clientes são maiores.

Tenha um plano para divulgar e apresentar os imóveis de forma adequada, alcançando um público qualificado e interessado.

Isso porque sem uma estratégia clara, o corretor pode se perder no processo de venda e acabar deixando o cliente sem resposta ou com informações confusas.

Além disso, uma boa estratégia feita com a ajuda de dados automatizados traz benefícios, como aumento de leads qualificados e redução do ciclo de vendas, otimizando essa etapa para alcançar melhores resultados.

Conte com o apoio da tecnologia para melhorar seu fechamento de negócios

Ferramentas digitais trazem mais organização, eficiência e personalização no atendimento, além de proporcionar maior transparência e segurança nas transações.

Um dos principais recursos tecnológicos que pode ser utilizado no setor imobiliário é o CRM. O software tem o objetivo de centralizar e gerenciar todas as informações relacionadas aos clientes em um único lugar, otimizando gestão e vendas.

Benefícios do CRM para o setor imobiliário

  • Maior organização e controle de informações;
  • Melhor gestão do tempo da equipe;
  • Aumento de vendas;
  • Personalização no atendimento;
  • Automação de processos;
  • Análise de dados e tomada de decisão estratégica;
  • Otimização da estratégia de vendas;
  • Maior destaque entre os concorrentes.

Conheça a Vista

A Vista é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para gestores e corretores imobiliários.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Vista oferece ferramentas que simplificam e otimizam processos, proporcionando maior eficiência e resultados para seus clientes.

A empresa é referência em inovação desde a captação de leads até o pós-venda e é voltada para imobiliárias que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, a Vista desenvolve softwares com tecnologias de ponta visando tornar os processos de venda, locação e administração de imóveis mais ágeis.

Soluções para gestores e corretores

  • Vista CRM: solução completa para gerenciamento de vendas e relacionamento com o cliente. Com ele, é possível acompanhar todo o processo de venda, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio, além de ter todas as informações do cliente em um só lugar.
  • Vista Office: plataforma para gestão de locação de imóveis que ajuda a controlar contratos, pagamentos e cobranças de aluguel. Com ela, é possível automatizar tarefas administrativas, como emissão de boletos e recibos, e manter toda a documentação dos contratos em ordem.
  • Vista Site: solução para criar site para sua imobiliária com design personalizado e com possibilidade de integração ao CRM. Com ele, é possível ter um site moderno e profissional, com funcionalidades como busca de imóveis, cadastro de clientes e formulários de contato.

Leve inovação para sua imobiliária

A Vista é a parceira ideal para gestores e corretores que desejam otimizar seus processos e aumentar a eficiência de suas operações.

Com as soluções dessa plataforma imobiliária, é possível ganhar mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o relacionamento com o cliente e a busca por resultados.

Ficou interessado ou quer tirar dúvidas? Fale com nossos consultores.

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